sexta-feira, abril 18, 2025

Arroz: importações são as maiores em 21 anos

Em 2024, o mercado de arroz brasileiro enfrentou um ano de desafios, com um aumento significativo nas importações. O volume de arroz importado atingiu 1,49 milhão de toneladas, superando pela primeira vez desde 2003 as exportações, que somaram 1,42 milhão de toneladas no mesmo período. Esse movimento fez com que as importações ultrapassassem as exportações em aproximadamente 74 mil toneladas, após seis anos consecutivos de superávit na balança comercial.

O crescimento das importações, que foi de 1,49 milhão de toneladas em 2024, representa um pequeno aumento em relação ao ano anterior, quando o Brasil importou 1,41 milhão de toneladas. Em contrapartida, as exportações apresentaram uma queda, de 1,75 milhão de toneladas em 2023 para 1,42 milhão de toneladas no ano seguinte.

No mercado interno, os preços do arroz demonstraram sinais de estabilização em algumas regiões do Rio Grande do Sul, conforme apontado pelo Cepea. As informações indicam que os valores encontraram um nível de suporte, após um período de alta volatilidade. Esses dados, coletados e analisados pelo Cepea, refletem um cenário de adaptação para produtores e consumidores, em meio a um ano marcado pela oscilação nas importações e exportações.

Foto: Mapa

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...