As lavouras de arroz do Paraná foram bastante prejudicadas pelas inundações nas principais regiões produtoras. A estimativa de outubro para o cereal irrigado era de que 81% da área de 18 mil hectares estava plantada e as lavouras desenvolviam-se bem. No entanto, houve mudança significativa. Isso refletiu nos preços que dispararam de ontem para hoje (15/11). A saca do arroz agulhinha em casca tipo 1 que era negociada a R$ 140,68 passou a valer R$ 157,95.
As chuvas atingiram as cabeceiras do Rio Ivaí e seus afluentes, causando inundações nas margens. Ali estão oito dos 10 municípios que mais produzem arroz, concentrando 80% da área destinada ao produto. Estima-se que mais de 10 mil hectares ficaram submersos ao menos um dia, o que pode acarretar perda significativa, ainda que haja possibilidade de replantio.
Somente o produtor, Samuel Ramilde, estima ter perdido mais de 50 mil sacas. Ele cultiva mais de 1200 hectares em Santa Izabel do Ivaí e municípios vizinhos. “Boa parte das áreas estava em ponto de colheita, mas infelizmente as chuvas causaram toda essa destruição. Os talhões menos afetados estão sendo colhidos”, disse.