quinta-feira, maio 22, 2025

Biotecnologia amplia produtividade e rentabilidade de produtores de cana-de-açúcar

Ensaio comprova que aplicação de solução natural na cultura pode resultar em até 140 quilos de ATR, indicador de qualidade da planta e parâmetro de remuneração das usinas

Produtores de cana-de-açúcar que aplicam soluções biotecnológicas em seus cultivos conseguem melhorar a produtividade, o rendimento de açúcar e, consequentemente, a rentabilidade. Considerado um dos principais indicadores da qualidade da cana, o ATR (Açúcar Total Recuperável) é fundamental para a atividade, já que consiste no parâmetro de remuneração adotado pelas usinas. “Para cana-de-açúcar, o que mais importa não é a tonelagem de colmo (caule), mas a quantidade de açúcar extraída deste colmo. Quem consegue produzir mais, com melhor rendimento de açúcar, tem maior ganho financeiro”, destaca a engenheira agrônoma Valdívia Sousa, gerente técnica da Alltech Crop Science no Nordeste.

No segmento da cana-de-açúcar, existe uma bonificação – por quilo de ATR – paga em função do rendimento da planta. A cana é considerada de alto desempenho quando o ATR ultrapassa 120 quilos. Vários fatores interferem na produtividade da cultura e impactam no teor de açúcar. “A precipitação pluviométrica é um dos fatores limitantes para os produtores do Nordeste, já que a distribuição de chuvas é muito irregular, variando de 750 a 1.200 milímetros em cada estado, concentrada em quatro meses do ano”, aponta a engenheira agrônoma, ressaltando que a chuva na época da colheita reduz o ATR, No restante do ano, a escassez de chuvas também afeta a produção, levando ao crescimento da adoção de sistemas de irrigação por gotejamento.

Para ajudar os produtores de cana a combaterem os desafios, principalmente climáticos, a Alltech Crop Science lançou o Honey, uma solução exclusiva composta por potássio, boro e molibdênio somados a componentes orgânicos precursores e sinalizadores do metabolismo vegetal, essenciais para o ótimo desenvolvimento e maturação dos frutos/colmos. Segundo a gerente técnica, os resultados de campo têm mostrado que o produto entrega aumento de ATR (de até 140 kg), melhoria do TCH (Toneladas de Cana por Hectare), além de não gerar travamentos na produção nem resíduos ambientais. A recomendação é aplicar 2 L/ha em dose única de 30 a 60 dias antes da colheita, via foliar.

Seminário Regional

O Honey será o destaque do estande da Alltech Crop Science no 25º Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar – Áreas Agrícola e Industrial, que a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco promove, de 7 a 9 de maio, em Recife. “Com um portfólio completo para atender os produtores de cana em todas as fases do cultivo, a expectativa da Alltech Crop Science é estreitar relacionamento com os principais produtores de cana do Nordeste, que é uma das regiões mais tradicionais do país, com mais de um milhão de hectares de área plantada, prospectar novos clientes e fechar negócios”, afirma Valdívia. (Divulgação)

Foto: Divulgação

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Simepar prevê geada para início de junho no Paraná

Junho, mês do início do Inverno, vai chegar com...

Algodão: queda externa pressiona cotações domésticas

Levantamentos do Cepea mostram que as cotações domésticas do...

Arroz: indicador cai para o menor nível desde julho de 2022

Com novas quedas, o Indicador do arroz em casca...

Começa a colheita do milho 2ª safra no PR – ouça

O plantio do trigo e cevada também avançam no...

Café: exportação bate recorde

Apesar de caírem em abril, as exportações brasileiras de...

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango

Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados O...

Etanol: vendas de hidratado são as maiores desde o final de janeiro

Na última semana, o volume de etanol hidratado negociado...

Trigo: plantio avança e preços caem com estimativa de safra maior

Levantamentos do Cepea mostram que as cotações do trigo...