O mercado brasileiro de frango deve continuar crescendo em 2024, de acordo com as estimativas divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no boletim agromensal de janeiro, que mostram que a produção da proteína segue com bom ritmo de embarques ao exterior.
As informações do boletim dão conta de que a produção nacional de carne de frango somou 10,1 milhões de toneladas na parcial de 2023 (de janeiro a setembro), 6,1% acima da verificada no mesmo período do ano anterior e um recorde da série histórica da Pesquisa Trimestral de Abates de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os embarques brasileiros da carne atingiram 5,1 milhões de toneladas em 2023, volume 6,8% acima do verificado no mesmo período de 2022 e o maior já registrado em toda a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), iniciada em 1997.
Estudos do Cepea indicam que o volume de carne de frango deverá atingir cerca de 13,9 milhões de toneladas este ano, 2% acima do esperado para 2023. A exportação, por sua vez, poderá ultrapassar a marca de 5,1 milhão de toneladas. As missões comerciais e campanhas de promoção de exportação e investimento do mercado de frango brasileiro vêm se intensificando e devem refletir em bons resultados no próximo ano, o que mostra que o setor deve continuar apostando no mercado externo. (com Cepea)
Foto: Divulgação/FAE