Vale lembrar que a produção da safra 2025/26 já foi prejudicada pelo calor e pela seca em boa parte do ano passado
Pesquisadores do Cepea indicam que o bom volume de chuvas nas principais regiões produtoras de café, que vem sendo verificado desde outubro de 2024, tem resultado em desenvolvimento satisfatório da safra 2025/26. Já para fevereiro, pesquisadores do Cepea alertam que as previsões indicam chuvas abaixo do histórico e temperatura acima da média para o período. Isso tem causado certa preocupação entre cafeicultores, tendo em vista que este é um período de desenvolvimento final da temporada.
Vale lembrar que a produção da safra 2025/26 já foi prejudicada pelo calor e pela seca em boa parte de 2024. Assim, segundo o Cepea, apesar de as chuvas atuais trazerem otimismo, as temperaturas daqui para frente serão cruciais para que haja um produto de boa qualidade nesta temporada. O excesso de calor, além de desfavorecer a qualidade do produto – já que a planta precisa de noites amenas para uma boa bebida –, pode secar os grãos antes da colheita, impactando negativamente a safra 2025/26.
Com relação aos preços, a saca do grão segue em constante valorização, com a saca do café arábica beneficiado bebida dura – tipo 6 – sendo negociado ao preço médio de R$ 2.560,00 na região de Maringá (PR). (com Cepea)
Foto: Paulo Cesar Pagotto Gonçalves