O lançamento da linha INDICUM marca um período de revolução na cultura do gergelim. Inicialmente desenvolvida no berço da cultura em Mato Grosso, na cidade de Canarana, hoje a linha repercute na maioria das regiões onde a cultura é plantada.
Anteriormente considerada uma cultura alternativa de baixo custo de implantação e pouco investimento, o gergelim era posicionado como opção de fechamento de plantio do período de safrinha ou segunda safra. No entanto, com manejos de alta performance, a cultura se tornou a principal opção de segunda safra em algumas regiões, competindo até mesmo com o milho safrinha e atingindo tetos produtivos acima de 1000 kg por hectare.
A Síntese, pensando em compartilhar da sua ciência e tecnologia, e acreditando no potencial da cultura do gergelim, vem trazendo a linha INDICUM, com produtos específicos nas linhas Bio, Nutri e Spray e um manejo desenvolvido para altos rendimentos, com posicionamento de acordo com a realidade da cultura.
Recentemente, a Síntese encaminhou sua equipe de pesquisa para Canarana – MT, onde a linha INDICUM está sendo desenvolvida e validada com resultados de campo implantados durante a safra. Os resultados surpreenderam até mesmo os clientes que utilizam o portfólio.
Um produto que se destacou na região e vem ganhando repercussão nacional é o Ceifar®. Este adjuvante de calda selador de vagens, desenvolvido a partir de uma fonte natural à base de um blend de látex, mantém as cápsulas do gergelim fechadas por mais tempo, evitando perdas na colheita. O produto também demonstrou excelente eficiência na cultura do feijão, como observado em campo.
Nos relatos de colheita na região que acompanhamos, houve uma redução média de 110 kg/há de perdas no momento da colheita, aumentando os rendimentos entre 15 a 20% em kg do cereal. Considerando o preço médio do grão, a aplicação do Ceifar® se tornou economicamente viável no manejo. “O Ceifar® veio para revolucionar a cultura do gergelim, e eu tenho certeza de que isso vai impulsionar ainda mais a importância de Canarana-MT no mapa do agronegócio, não apenas em Mato Grosso, mas em nível nacional”, afirma o produtor rural Tulio, proprietário da Fazenda Formosa, do grupo Telles, referência na produção de gergelim.
Além de lançar o primeiro portfólio específico para a cultura do gergelim, a Síntese traz em sua essência a sustentabilidade em todo o complexo de produção, desde a forma de produzir os produtos até a aplicação e recomendação final. Os produtos são desenvolvidos exclusivamente para a cultura, economizando investimentos em fertilizantes químicos e trazendo maior rentabilidade para o principal interessado: o produtor rural.