Os policiais também apreenderam os barcos, motores, varas com molinetes e todos os petrechos ilegais
Durante uma ação de fiscalização no último sábado (13), a Polícia Militar Ambiental do Paraná apreendeu materiais de pesca proibidos e constatou crime ambiental nas margens do Rio Ivaí, na região conhecida como “Corredeira de Ferro”, no município de Guaporema (PR). As multas aplicadas passam de R$ 30 mil.
A operação, realizada em resposta a denúncias de pesca predatória, encontrou quatro embarcações equipadas com motores de 50 HP, sendo conduzidas por dois guias. Dentro de dois dos barcos, os agentes identificaram 68 garateias — artefatos não permitidos por lei — utilizados na modalidade de pesca conhecida como “corrico”. Além disso, três dos pescadores abordados não apresentaram licença para pescar.
Durante a vistoria terrestre, a equipe encontrou uma área desmatada na margem do rio. Segundo um dos pescadores, o local era usado como ponto de apoio para refeições e descanso, com mesas e cadeiras instaladas. A supressão da vegetação nativa ocorreu em uma Área de Preservação Permanente (APP) de aproximadamente 150 metros quadrados.
Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à delegacia de Polícia Civil de Cianorte. Elas responderão por infrações ambientais conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, o Decreto nº 6.514/2008 e a Portaria 177/2025-IAT. Os policiais também apreenderam os barcos, motores, varas com molinetes e todos os petrechos ilegais. As autuações administrativas foram aplicadas de acordo com as condutas de cada envolvido. (com informações Polícia Ambiental do Paraná)
Operação resultou em:
5 pessoas presas;
9 Autos de Infração Ambiental (AIA) lavrados, totalizando R$ 30.900,00 em multas;
2 barcos apreendidos;
2 motores de popa de 50 HP apreendidos;
7 caniços com carretilhas e molinetes apreendidos;
68 iscas artificiais com garateias apreendidas.

Fotos: Divulgação Polícia Ambiental do Paraná