sexta-feira, abril 11, 2025

Clima: confira a previsão do Inmet até 3 de janeiro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 18  e 25 de dezembro, a semana poderá apresentar volumes de chuva expressivos, que poderão ultrapassar 70 milímetros (mm) em boa parte do Brasil.

Isso devido a formação de um canal de umidade, desde a Região Norte até áreas da Região Sudeste, além de áreas do Nordeste (tons em vermelho e roseados no mapa da figura 1). 

Previsão para a 1ª semana (18/12/2023 a 25/12/2023):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas durante a semana, com valores maiores que 50 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá, sul de Roraima e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas devido a canalização de umidade e ao calor e alta umidade. Nas demais áreas não se descartam pancadas de chuvas isoladas (tons em azul).

Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia que podem superar os 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Porém, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados no início da semana, em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em contrapartida, entre os dias 23 e 25 de dezembro, a previsão é de tempo seco e sem chuva, em grande parte da região.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas em praticamente todas as regiões que podem superar os 80 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com menores acumulados.

Região Sul: uma massa de ar quente e úmida favorecerá instabilidades em forma de pancadas de chuva, principalmente, no início da semana. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 50 mm na porção central da região.

Na segunda semana, entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 3 de janeiro de 2024, a semana poderá apresentar volumes expressivos de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), da porção central do País devido a possível formação de um canal de umidade desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste. 

Na faixa norte do Brasil, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em azul claro).

Previsão para a 2ª semana (26/12/2023 a 03/01/2024):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 60 mm no Amazonas, Acre, oeste de Roraima, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, a previsão é volumes inferiores a 20 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas em que podem superar os 50 mm. Porém, no litoral, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 70 mm.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no Paraná e Santa Catarina. Com previsão de menores acumulados no Rio Grande do Sul.

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Paraná pode ser beneficiado por guerra tarifária global

A recente escalada da guerra tarifária entre os Estados...

Deputados aprovam aumento de pena para poluição ambiental por meio de pulverização aérea 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da...

Mundial Braford tem julgamentos e palestras em Esteio (RS)

Atividades ocorrerão após Gira Técnica por quatro propriedades gaúchas A...

Conheça os benefícios da aplicação localizada de herbicidas

A tecnologia WEED-IT, que utiliza nas barras de pulverização...

Suínos: cotações voltam a cair

Os preços do suíno vivo e da carne voltaram...

PIB do agronegócio fecha 2024 com crescimento de 1,81%

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 4,48%...

China revida com tarifas de 84% aos produtos dos Estados Unidos

A China aumentará as tarifas adicionais sobre produtos importados...

Garota Country 2025: conheça as 15 candidatas que vão disputar a coroa da Expoingá

O tradicional Concurso Garota Country, o mais prestigiado evento...