quarta-feira, janeiro 22, 2025

Clima: previsão é de bons índices de chuva em quase todo o país até 27 de janeiro

Data.:

A previsão é de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuva em quase todo o país, com acumulados durante a semana que podem ultrapassar 50 mm nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, além do oeste do Nordeste e centro-sul do Sudeste (representados em tons em laranja). Por outro lado, em Roraima, leste do Nordeste e, norte do Sudeste, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 10 mm.

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm (tons de verde) em grande parte da região. As chuvas podem superar 80 mm (tons de vermelho a rosa) em áreas pontuais do sul do Amazonas, sul de Rondônia, oeste e nordeste do Pará. Por outro lado, no noroeste do Pará, e em grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 10 mm ou com ausência de chuva (áreas em branco). No Acre, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) proporcionará chuvas ao longo da semana, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm (tons de vermelho).

Na Região Nordeste, a previsão indica chuva no centro-oeste, com possibilidade de acumulados acima de 50 mm no Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba e de Pernambuco, além do sul e norte do Rio Grande do Norte. Nas demais áreas da região, a tendência é de chuvas com baixo acumulados, não ultrapassando 20 mm.

Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade proporcionando chuvas em toda Região com acumulados entre 30 e 60 mm. Além disso, estão previstas acumulados acima de 80 mm em áreas pontuais do sudoeste do Mato Grosso do sul e centro-sul do Goiás, podendo atingir 100 mm em algumas localidades (tons de rosa).

Na Região Sudeste, a convergência de umidade ficará posicionada na porção mais ao sul, proporcionando as chuvas com acumulados acima de 50 mm no em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 100 em algumas localidades (tons de vermelho). No centro-norte de Minas Gerais e Espirito Santo, estão previstas chuvas com acumulados abaixo de 20 mm.

Na Região Sul, a combinação de calor e umidade favorecerá o início da semana com chuvas em quase toda Região, com acumulados entre 30 e 50 mm. Em algumas áreas do Paraná e Rio Grande do Sul, os acumulados poderão ultrapassar 80 mm (tons em vermelho). A tendência é a partir de 22/01 as chuvas se concentrarem no Paraná, e leste do Rio Grande do Sul, retornando sobre toda a Região no dia 25/01. (Inmet)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Cepea: chuvas seguem satisfatórias para o café

As chuvas ocorridas em praticamente todas as regiões produtoras...

No limite, safra pode ter redução de produtividade se chuva não voltar logo

Na quarta-feira (8/1), o Rally Cocamar de Produtividade passou...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção sustentável da macaúba para biocombustíveis é incentivada em São Paulo

A macaúba, espécie de palmeira nativa do Brasil, tem...

Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano

O mercado financeiro aumentou a projeção da inflação e...

Produção agrícola do Paraná é estimada 20,5% maior

A estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia...

Etanol: com demanda aquecida cotações sobem

Por outro lado, levantamento realizado pelo Cepea aponta que...

Cepea aponta para preços de suporte do trigo

Pesquisas do Cepea apontam que os preços do trigo...

Arroz: preço dispara no Paraná e sobe 34%

Confira a cotação dos demais produtos agrícolas com o...

Belagrícola promove BelaSafra a partir de 28 de janeiro

O evento que prossegue até dia 31, na Unidade...

Geneze Sementes apresentou híbridos de milho com alto potencial produtivo no Safratec 2025

Confira na reportagem produzida pelo jornalista especializado em agronegócio...