quinta-feira, setembro 19, 2024

CNA lança um fundo exclusivo de microcrédito

Data.:

Fundo vai conceder crédito para custeio de forma ágil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou um fundo exclusivo de microcrédito para produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

O CNA Fiagro é um projeto-piloto que, neste primeiro momento, estará disponível nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e no Distrito Federal.

Além de serem atendidos pela ATeG do Senar, os produtores, para estarem aptos a pleitear o microcrédito, também têm que pertencer às seguintes cadeias produtivas: fruticultura (uva, abacaxi, banana, cacau, limão, laranja, manga, morango, melancia, maçã e maracujá), agricultura anual (soja, milho, mandioca, feijão e trigo), cafeicultura, apicultura, piscicultura e bovinocultura e ovinocaprinocultura de leite e de corte.

O objetivo do CNA Fiagro é conceder microcrédito, de forma sustentável, aos pequenos e médios produtores atendidos pela ATeG do Senar que enfrentam dificuldades em contratar recursos em bancos tradicionais. Com taxas competitivas, o Fiagro CNA se destaca, entre outros instrumentos financeiros, por ser menos burocrático e ágil na liberação de recursos.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, Christiano Nascif, enquanto a ATeG do Senar fornece conhecimento para melhorar a gestão da atividade, o CNA Fiagro oferece crédito para o produtor investir na produção de alimentos.

“A intenção desse fundo é atender bem o produtor, de forma simples, promovendo o desenvolvimento, a sustentabilidade e maior produtividade no setor agropecuário brasileiro”, disse Christiano Nascif.

Passo a passo para acessar o CNA Fiagro

Para obter o crédito, o produtor deve possuir cadastro ativo na Assistência Técnica e Gerencial do Senar, ou seja, estar em atendimento na ATeG, e informar ao técnico de campo o interesse em obter o crédito para custeio via CNA Fiagro.

O Agente de Crédito, que é o próprio técnico da ATeG, coleta as informações da propriedade e do produtor para análise de uma instituição terceira, que faz a gestão do fundo.

Com a documentação validada e o crédito aprovado, o prazo médio de liberação dos recursos é de até 7 dias úteis. O parcelamento pode ser mensal ou na periodicidade que melhor atender o produtor, sendo o prazo máximo de pagamento em até 12 meses.

O que é Fiagro?

O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) é um tipo de fundo de investimento negociado em bolsa para captar recursos para aplicação em ativos relacionados ao agronegócio, como imóveis rurais, títulos de crédito e valores mobiliários.

Criado pela Lei 14.130/2021, o Fiagro oferece modalidades de investimento em imóveis e títulos, além de vantagens fiscais, como a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos.

Saiba mais no link: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/cna-fiagro (CNA)

Foto: Cleber França

spot_img

VEJA TAMBÉM

Algodão: indicador cai 4,65% em agosto

Após dois meses em alta, o preço médio do...

Algodão: colheita avança e agricultores priorizam contratos

Pesquisas do Cepea mostram que, com os avanços dos...

Algodão: média mensal é a maior desde março

Apesar de terem se enfraquecido nesta segunda quinzena de...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...