sexta-feira, setembro 20, 2024

Cocamar tem a melhor gestão de frotas do Brasil

Data.:

O prêmio de melhor gestão de frotas do Brasil foi conquistado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial. A divulgação dos vencedores deste ano ocorreu na terça-feira da semana passada, dia 7, durante a 9ª Conferência Global Parar, a mais importante realização voltada à gestão de frotas do país, em São Paulo.

O reconhecimento é prestado anualmente pelo Instituto Parar em parceria com a NAFA Fleet Managementt Association, dos Estados Unidos. Neste ano, a cooperativa chegou ao 1° lugar, escalando as posições de destaque no pódio, o que já é uma tradição da cooperativa no evento.

Segundo Ezequiel Scopel, gerente executivo de Logística Integrada, que representou a Cocamar no evento ao lado de sua equipe, a “Gestão de Frotas é Gestão de Vidas” e algumas inovações levaram a cooperativa ao topo da classificação geral. Entre elas, a implantação neste ano na frota pesada de videotelemetria com equipamentos externos e internos do veículo, atrelada a tecnologia de Adas e DMS para aumentar a segurança dos condutores.

“O uso de inteligência artificial combinada com sistemas especializados de processamento e transmissão de vídeos em tempo real resulta em processos automatizados que informam o profissional instantaneamente durante uma situação considerada de risco e busca prevenir a ocorrência de acidentes, assim como permite aos gestores contribuir no aperfeiçoamento do modo de condução dos motoristas”, explica Scopel.

Números – Levantamentos realizados nos últimos meses apontam que essa tecnologia promoveu uma redução de 15% na fadiga, 40% do uso do aparelho celular e em quase 50% a não utilização do cinto de segurança.

Frota 100% com etanol

Por outro lado, a frota formada por mais de 500 veículos leves, já servida há anos com sistema de videotelemetria, passou a rodar a partir de setembro movida exclusivamente com etanol, proporcionando redução da pegada de carbono. De acordo com o gerente executivo, a redução estimada é de 1,2 mil toneladas de CO2 equivalente/ano, e ainda dispensa a cooperativa de comprar CBios (Crédito de Descarbonização).

“A conquista comprova, mais uma vez, a excelência do trabalho realizado pelos condutores e gestores em todas as áreas da cooperativa”, afirma o superintendente de Operações, Osmar Liberato, referindo-se ao fato de praticamente todos os anos a cooperativa ser reconhecida pelo Instituto Parar, mediante avaliação de renomados especialistas do setor.

“A decisão tomada há alguns anos de centralizar a gestão de frotas, capacitar os profissionais e colocá-la sob o controle da coligada da cooperativa, a Transcocamar, fez da Cocamar, uma das mais bem avaliadas do país. É gratificante ver o trabalho conduzido por muitas mãos atingir um nível tão elevado de reconhecimento, o que não se constrói do dia para a noite”, completa o superintendente.

Para o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, “pessoas, responsabilidade socioambiental e segurança são valores que fazem parte de todas as realizações da cooperativa e o reconhecimento mostra que estamos alinhados nesse sentido”.

Foto: Cocamar

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Trigo: cotações apresentam pequenas oscilações

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas...

Soja: expectativa de maior oferta mundial interrompe altas

 O movimento de alta nos preços da soja foi...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...