terça-feira, dezembro 3, 2024

Cocari promove campanha para doação de sangue

A chegada do inverno gera diminuição das doações, o que também contribuiu para instituir a campanha no calendário nacional

Data.:

Na última semana a Cocari realizou uma campanha de doação de sangue na sede da cooperativa, em Mandaguari (PR). A iniciativa aconteceu nos dias 27 e 28 de junho e foi realizada em parceria com o Hospital do Câncer de Maringá (PR). Durante a ação, 78 pessoas realizaram a doação de sangue na cooperativa, podendo contribuir para salvar vidas de pessoas de toda a região.

A chegada do inverno gera diminuição das doações, o que também contribuiu para instituir a campanha no calendário nacional, o “Julho Vermelho”. Com um gesto simples como este, é possível salvar muitas vidas. Segundo destaca a enfermeira do Trabalho na Cocari, Ozeni Viana, a iniciativa teve como finalidade conscientizar a população sobre a importância das doações. “Promovemos a ação na Cocari com o objetivo de chamar a atenção para o papel que a doação voluntária de sangue desempenha para salvar vidas, com os colaboradores e cooperados podendo exercer a solidariedade”, relatou.

Com a chegada do inverno, muitas pessoas se tornam inaptas a doar devido à maior incidência de infecções respiratórias. “Com isso, um estoque adequado de sangue só pode ser garantido por meio de doações regulares, o que reforça a necessidade do estímulo às doações para que permaneçam em todas as épocas do ano”, ressaltou a enfermeira. “Não existe substituto para o sangue, e sem estoques, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias acontecem diversas situações em que se faz necessário o uso de bolsas de sangue, com pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, entre outras condições. Qualquer pessoa é capaz de salvar uma vida, basta doar sangue!”, frisou a enfermeira.

Gesto importante – O produtor Evandro Campana, cooperado da Cocari em Mandaguari, foi um dos doadores e ressalta a importância dessa iniciativa. “Foi a segunda vez que doei sangue e decidi doar porque não sabemos o dia de amanhã, hoje são outras pessoas precisando, mas futuramente pode ser eu ou alguém próximo a mim”, disse. “Realizar a doação de sangue é uma necessidade para continuarmos salvando vidas. É um gesto muito importante. É rápido e indolor, e esse sangue doado não nos fará falta e poderá salvar até quatro vidas”, comentou. “Seja você também um doador!”, incentivou Campana.

José Wellington Teodoro, analista de Suporte Técnico na Sede da Cocari, já era doador de sangue e também contribuiu com a campanha. “Decidi doar sangue porque é uma forma de fazer o bem ao próximo. Todos nós precisamos uns dos outros e acredito que doar sangue seja uma forma de reconhecer isso”, comentou. “É uma grande satisfação poder ajudar ao próximo. A mensagem que deixo é para que aqueles que puderem, que ajudem também. Doe sangue, salve vidas”, afirmou o colaborador.

Rosinei Aparecida Marcolino, colaboradora da Fiação Cocari, é doadora assídua e participou da ação realizada na cooperativa durante a campanha Junho Vermelho. “Sou doadora de sangue há 19 anos e é sempre um prazer poder doar sangue e saber que com essa simples atitude eu posso ajudar a salvar vidas”, disse. “Costumo participar das campanhas de doação de sangue e sempre que forem realizadas e eu puder, vou doar sangue porque sei a importância desse ato para quem tanto necessita”, concluiu a colaboradora. (Assessoria de Imprensa Cocari)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Trigo: preços seguem fracos com final da colheita

Em meio à colheita na reta final, os preços...

Mandioca: cotações avançaram 8,7% em novembro

Após finalizar o plantio da soja em algumas regiões,...

C.Vale assume operações de piscicultura da Paturi

Cooperativa assume áreas de produção e abatedouro de empresa...

Embrapa lança curso sobre produção de lúpulo

A Embrapa está lançando um curso online gratuito que...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja como fica o clima até 9 de dezembro

O modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia...

Dólar fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde Plano Real

Bolsa alterna altas e baixas, mas encerra com queda...

Filhote de onça ferido é resgatado no PR

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) participaram nesta...

Etanol: demanda aquecida valoriza cotações

Considerando-se as semanas cheias de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ...

Trigo: preços seguem fracos com final da colheita

Em meio à colheita na reta final, os preços...

Primeiros casos de ferrugem-asiática da soja são identificados em municípios paulistas

Os primeiros casos de ferrugem-asiática da soja foram identificados...

Mandioca: cotações avançaram 8,7% em novembro

Após finalizar o plantio da soja em algumas regiões,...

Milho: cotações internas estão enfraquecidas

Levantamento do Cepea mostra que os preços do milho...