sexta-feira, setembro 20, 2024

Cocari promove campanha para doação de sangue

A chegada do inverno gera diminuição das doações, o que também contribuiu para instituir a campanha no calendário nacional

Data.:

Na última semana a Cocari realizou uma campanha de doação de sangue na sede da cooperativa, em Mandaguari (PR). A iniciativa aconteceu nos dias 27 e 28 de junho e foi realizada em parceria com o Hospital do Câncer de Maringá (PR). Durante a ação, 78 pessoas realizaram a doação de sangue na cooperativa, podendo contribuir para salvar vidas de pessoas de toda a região.

A chegada do inverno gera diminuição das doações, o que também contribuiu para instituir a campanha no calendário nacional, o “Julho Vermelho”. Com um gesto simples como este, é possível salvar muitas vidas. Segundo destaca a enfermeira do Trabalho na Cocari, Ozeni Viana, a iniciativa teve como finalidade conscientizar a população sobre a importância das doações. “Promovemos a ação na Cocari com o objetivo de chamar a atenção para o papel que a doação voluntária de sangue desempenha para salvar vidas, com os colaboradores e cooperados podendo exercer a solidariedade”, relatou.

Com a chegada do inverno, muitas pessoas se tornam inaptas a doar devido à maior incidência de infecções respiratórias. “Com isso, um estoque adequado de sangue só pode ser garantido por meio de doações regulares, o que reforça a necessidade do estímulo às doações para que permaneçam em todas as épocas do ano”, ressaltou a enfermeira. “Não existe substituto para o sangue, e sem estoques, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias acontecem diversas situações em que se faz necessário o uso de bolsas de sangue, com pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, entre outras condições. Qualquer pessoa é capaz de salvar uma vida, basta doar sangue!”, frisou a enfermeira.

Gesto importante – O produtor Evandro Campana, cooperado da Cocari em Mandaguari, foi um dos doadores e ressalta a importância dessa iniciativa. “Foi a segunda vez que doei sangue e decidi doar porque não sabemos o dia de amanhã, hoje são outras pessoas precisando, mas futuramente pode ser eu ou alguém próximo a mim”, disse. “Realizar a doação de sangue é uma necessidade para continuarmos salvando vidas. É um gesto muito importante. É rápido e indolor, e esse sangue doado não nos fará falta e poderá salvar até quatro vidas”, comentou. “Seja você também um doador!”, incentivou Campana.

José Wellington Teodoro, analista de Suporte Técnico na Sede da Cocari, já era doador de sangue e também contribuiu com a campanha. “Decidi doar sangue porque é uma forma de fazer o bem ao próximo. Todos nós precisamos uns dos outros e acredito que doar sangue seja uma forma de reconhecer isso”, comentou. “É uma grande satisfação poder ajudar ao próximo. A mensagem que deixo é para que aqueles que puderem, que ajudem também. Doe sangue, salve vidas”, afirmou o colaborador.

Rosinei Aparecida Marcolino, colaboradora da Fiação Cocari, é doadora assídua e participou da ação realizada na cooperativa durante a campanha Junho Vermelho. “Sou doadora de sangue há 19 anos e é sempre um prazer poder doar sangue e saber que com essa simples atitude eu posso ajudar a salvar vidas”, disse. “Costumo participar das campanhas de doação de sangue e sempre que forem realizadas e eu puder, vou doar sangue porque sei a importância desse ato para quem tanto necessita”, concluiu a colaboradora. (Assessoria de Imprensa Cocari)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Valores do etanol seguem enfraquecidos

Entre 9 e 13 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ...

Unidade de beneficiamento de sementes da Cocari em Faxinal completa 18 Anos

A Unidade de Beneficiamento de Sementes Cocari (UBS) de...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...