terça-feira, maio 20, 2025

Comercialização de ovinos triplica no Brasil

Levantamento da Arco indica que o aumento na transferência de animais deve se manter em 2025

A comercialização de ovinos registrou um aumento significativo em 2024 na comparação com 2023. Levantamento da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) indica que foram transferidos dentro do sistema da entidade no ano passado 30,85 mil animais, contra 11,159 mil do período anterior. A maior procura demonstra um número superior de criadores interessados na ovinocultura, buscando utilizar animais registrados.

A superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, coloca que apesar de ter ocorrido em 2024 uma certa estabilidade na inscrição de animais, a comercialização triplicou. Ela acredita que em 2025 mais animais serão registrados, especialmente devido à entrada, no início deste ano, de uma nova raça de ovinos criada na região Nordeste do país, denominada Soinga. “O decréscimo nos registros ficou em torno de 1,8%, passando de 43,394 mil para 42,647 mil, ou seja, uma leve redução de 747 animais”, explica.

De acordo com Magali, a seca que aconteceu no Nordeste, no final do ano passado, provocou a perda de muitos animais impactando no número de registros. “Também muitos criadores do Rio Grande do Sul tiveram perdas de ovinos relacionadas à enchente que atingiu o estado em maio de 2024 e, inclusive, receberam o apoio da entidade”, salienta.

Para o presidente da Arco, Edemundo Gressler, saber que o mercado para os ovinos movimentou-se de forma tão vertiginosa em 2024, mesmo sendo um ano desafiador, só reafirma o grande potencial econômico da ovinocultura. “A comercialização é o passaporte para o crescimento da produção e quando ela é crescente ou supera as nossas expectativas, inclusive como produtor, nos dá a certeza que o bom trabalho, apesar de árduo, sempre dá bons resultados para todos” conclui. (Divulgação)

Foto: Arco/Divulgação

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango

Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados O...

Etanol: vendas de hidratado são as maiores desde o final de janeiro

Na última semana, o volume de etanol hidratado negociado...

Trigo: plantio avança e preços caem com estimativa de safra maior

Levantamentos do Cepea mostram que as cotações do trigo...

Exportação de carne de aves do Brasil é suspensa por 20 países

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (19), o...

Milho: oferta elevada pressiona cotações

Estimativas indicando produção de milho elevada no Brasil e...

Mandioca: cotações variaram pouco na semana

A maior parte dos produtores de mandioca segue priorizando...

Soja: preços seguem enfraquecidos no Brasil, aponta Cepea

Os preços da soja seguem enfraquecidos no spot brasileiro,...