Dezenas de empresários e executivos da construção civil estarão em Maringá nesta quinta-feira (dia 22) para participar de uma programação que incluirá visitas técnicas e reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A convite do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon/PR-Noroeste), o grupo iniciará a programação às 11h com visita técnica ao Eurogarden, o bairro planejado de Maringá com área privada de 583 mil metros quadrados que abrigará torres residenciais e comerciais e open malls. A infraestrutura da primeira fase está pronta e as primeiras construções começam em 2025. A previsão é de que, em 20 anos, o bairro vai abrigar 3 milhões de metros quadrados de construção e mais de 50 mil pessoas.
Após o almoço, o grupo participará da reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, que é presidida pelo engenheiro civil Nilson Sarti, que também é vice-presidente da CBIC. Entre os assuntos discutidos estarão a revisão da norma ABNT NBR 10.004, de resíduos sólidos, e os preparativos para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontecerá no ano que vem no Brasil.
O encontro será encerrado com visita técnica à sede da Sicredi Dexis, um prédio sustentável e tecnológico que recebeu o LEED Platinum, a mais alta certificação de prédios verdes concedida pela organização não governamental United States Green Building Council. No país, cerca de 300 prédios têm selo LEED, mas apenas 10% são Platinum.
A certificação atesta a sustentabilidade do prédio desde a concepção do projeto, construção à manutenção, incluindo a redução do consumo de energia e água, conforto termo acústico, bem-estar dos usuários, prevenção contra a poluição ambiental no momento da construção, incentivo ao paisagismo, entre outros. (Giovana Campanha)