domingo, novembro 24, 2024

Cooperativa recebe selo internacional que atesta qualidade nas sementes

Data.:

A Cocari recebeu, neste mês, o Selo Seed Solutions, da Basf, em reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade na produção e tratamento industrial de sementes da UBS Faxinal, no Paraná. O selo confirma a qualidade do tratamento de sementes, quanto à dose do produto e à excelência.

Conforme relata o gerente da UBS Faxinal, Marcelo Guerra, há quatros safras seguidas a UBS Faxinal tem este reconhecimento. A UBS Cristalina já recebeu a certificação três vezes. A conferência é feita pela Basf, que tem uma pessoa designada para este controle.

“Quando começamos o tratamento, informamos a empresa, que nos auxilia na regulagem das maquinas e faz o acompanhamento semanal na Cocari, para coletar amostras e enviar para o laboratório Basf, para conferir dose do produto distribuição, desprendimento do tratamento e emissão de poeira”, aponta.

Ele destaca que, para entregar um produto de qualidade, é necessário ter semente de boa qualidade, resultado de tratamento bom, máquinas especificas para tratamento de sementes e pessoas bem treinadas para operar as máquinas. “Esse conjunto de ações forma os quatro pilares para entregar nossos produtos com qualidade ao mercado, assim como para nossos cooperados e clientes, com a excelência que o mercado espera da Cocari”, reitera o gerente, lembrando que a UBS Faxinal alcançou a certificação da norma NBR ISO 9001:2015, a mais importante norma internacional de Gestão da Qualidade, o que reforça os quatros anos seguidos de conquista desta premiação.

O representante Técnico de Vendas BASF, Bruno Vieira Maciel, resume como acontece esse processo. “Durante o tratamento de sementes, periodicamente uma pessoa da Basf faz, aleatoriamente, coletas de sementes tratadas com Standak Top ou Standak Top + Votivo Prime, e essas amostras são levadas para uma estação experimental da Basf. Lá são feitas as avaliações físico-químicas do tratamento de sementes, dentro dos padrões de qualidade, considerando emissão de poeira, dose, defeito visual, fluidez de plantabilidade. Esses quesitos avaliam se o tratamento de sementes está dentro da recomendação da Basf. Caso tenha divergências, são ajustadas imediatamente na UBS, num processo rápido”, informa.

O RTV reforça que as análises físico-químicas conferem maior segurança para o cooperado. “Quando o produtor adquire uma semente da Cocari, tratada com produtos Basf, ele tem a garantia de que aquele tratamento de sementes tem o máximo de qualidade possível, que é tratamento de sementes industrial com Standak top + Votivo Prime, que tem a máximo de qualidade nos quesitos citados. Essa é uma garantia muito importante para o cooperado”, enfatiza.

Foto: Envato

spot_img

VEJA TAMBÉM

Análise do preço das commodities: fatores e tendências globais

O preço das commodities é um dos principais indicadores...

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias do Agro: impactos e perspectivas para o setor agropecuário brasileiro

A cotação agrícola é um termo fundamental no mercado...

Notícias do Agro: tendências e desafios do setor agrícola brasileiro

O agronegócio brasileiro tem se consolidado como um dos...

Análise do preço das commodities: fatores e tendências globais

O preço das commodities é um dos principais indicadores...

SRM emite nota de indignação a declaração de CEO do Carrefour

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) expressa sua indignação...

Exportações de suínos batem novo recorde

Pelo segundo mês consecutivo, em outubro o Paraná estabeleceu...

Produção de batatas é estimada maior no PR

A batata é a primeira cultura de verão a...

Cevada: colheita é finalizada no Paraná com produção 8% maior

O cereal foi cultivado em 78 mil hectares do...

Produtos agropecuários tiveram alta de 5,5% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de...