Em clima festivo e com muitas competições acontecendo ao mesmo tempo, a 39ª edição da Copa Cocamar de Cooperados foi realizada no sábado (9/12) durante todo o dia na Associação Cocamar em Maringá. Aproximadamente duas mil pessoas participaram do evento que contou com o apoio dos parceiros Syngenta, IHARA, Sicredi Dexis, FMC, Bayer e Corteva.
Na entrada, foi registrado o recebimento de 650 quilos de alimentos não perecíveis, que vão ser entregues nos próximos dias ao programa Mesa Brasil do SESC (Serviço Social do Comércio) para destinação a entidades assistenciais.
Promovida anualmente e reunindo apenas cooperados e familiares, a Copa Cocamar é uma das mais tradicionais competições esportivas rurais do país e contou com disputas de futebol suíço em quatro categorias (principal, veteranos, master e supermaster), truco, bocha, futebol digital e tênis de areia.
Na cerimônia de abertura, às 8h30, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, destacou em pronunciamento a história e a proposta do evento que é a confraternização entre produtores cooperados de diferentes regiões. “É uma celebração de fim de ano, de fortalecimento de amizades, de comemorar o cooperativismo”, citou.
O presidente executivo Divanir Higino, o vice-presidente José Cícero Aderaldo, vários integrantes dos Conselhos de Administração, fiscal e Consultivo, superintendentes e gestores de departamentos da cooperativa e de dezenas de unidades, incluindo profissionais técnicos e colaboradores, também participaram.
Como é tradição, dois convidados especiais abrilhantaram a realização: os ex-jogadores Jadson e Lúcio, respectivamente meio-campista e zagueiro, que se aposentaram há alguns anos, depois de uma trajetória de conquistas em clubes nacionais e do exterior e na Seleção Brasileira. Ambos permaneceram durante horas na Associação, concedendo autógrafos e atendendo pedidos para fotografias.
O calor e o sol forte em nada atrapalharam, principalmente para quem aproveitou as piscinas, sem esquecer das demais outras atrações: o Espaço Mulher com tutoriais, limpeza de pele e massagem, área infantil com brinquedos, rodadas de bingo durante a tarde no salão social, e da oportunidade de interação entre produtores das mais diversas regiões.
Os campeões
Nas partidas decisivas do torneio de futebol suíço, que reuniu 37 times, os campeões em suas respectivas categorias foram os representantes de Iguaraçu/Ângulo, Altônia, Sabáudia e Ivatuba. Já Maringá acumulou três segundo lugares: duas no futebol e uma no bocha.
Entre os supermasters, a equipe formada por cooperados das cidades de Iguaraçu e Ângulo derrotou Maringá nos pênaltis após 1 a 1 no placar e comemorou o título.
Já nos masters, o time vencedor foi Altônia, que passou no tempo normal por Pitangueiras, por 2 a 1, e festejou a taça.
Entre os veteranos, Sabáudia venceu o Guerra (comunidade do município de Maringá) por 2 a 0 e celebrou a conquista pelo terceiro ano consecutivo e de forma invicta.
Por fim, na categoria livre (principal), Ivatuba levou a melhor sobre São Jorge do Ivaí na cobrança de pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal.
Com 30 competidores, o título do futebol digital foi para Paraíso do Norte, representado por Vítor Brumatti, de 15 anos, que já havia ficado em 2º lugar na edição do ano passado. Na final, ele superou Fabrício Martins, 21, de Ourizona.
O título do bocha (que reuniu 25 duplas masculinas) ficou mais uma vez com Paranavaí, representada por Aldo Mileski e José Carlos Silvestre. Em segundo lugar, Valdemir Bazarelo e Narciso Rossi, de Douradina.
Entre as duplas femininas do bocha, que foram três, Adélia Palaro e Fátima Vieira, de Cianorte, alcançaram o primeiro lugar, após vitória sobre Ivone Servilheri Gava e Rosemeire Celestino Nazari, as vice-campeãs, de Ivatuba.
No truco, que contou com 57 duplas, destaque para Astorga, representada por José Luiz Malta e Adriano Zanchi. Na decisão, eles superaram Gilson Rodrigueiro e Antônio Candiani, de Maringá.
Completando, as disputas de tênis de areia, envolvendo várias duplas, não tiveram caráter competitivo.
Um dia alegre e esperado
Dois casais da família Scarparo, de Nova Fátima, pequena cidade do norte do estado, próxima a Cornélio Procópio, acordaram bem cedo para a viagem de quase três horas até Maringá, a 193 quilômetros de distância, onde participaram pela primeira vez da Copa Cocamar a convite do gerente da Unidade local da cooperativa, Claudinei Donizete Marcondes.
Luciano e o irmão Lourival, com as esposas Ana Regina e Silvânia, contaram que foi um dia divertido. “Gostamos bastante”, disse Luciano, referindo-se à receptividade, o ambiente alegre e de confraternização e à boa organização.
Já o cooperado Jorge Pedro Frare, de Doutor Camargo, a 30 quilômetros, é um “veterano” do evento, o qual faz questão de prestigiar. Ele e a esposa Ilca estavam acompanhados do neto Jorge, de sete anos. “Esse aí é um futuro cooperado que, pelo jeito, por gostar de futebol e ser bom de bola, vai participar como jogador de muitas Copas Cocamar”, declarou o avô. (Rogério Recco)
Legenda foto: time do Guerra ficou em 2º no veterano
Foto: Divulgação