quarta-feira, novembro 27, 2024

Criação de peixes é viável em pequenas e grandes propriedades

Data.:

A Cocari incentiva e dá suporte a projetos que diversifiquem as atividades de seus cooperados, aumentando as opções de renda nas propriedades. A piscicultura é um desses projetos, que tem se mostrado rentável, trazendo resultados muito interessantes para os integrados.

O Fomento à Piscicultura da Cocari dá todo o suporte ao produtor integrado, para que ele possa investir na criação de tilápias. Por meio do sistema de integração, a cooperativa é responsável pelo envio do alevino ou juvenil, fornecimento de ração para engorda de todo o lote (produzida na própria cooperativa, na Fábrica de Rações da Cocari), assistência técnica especializada, equipe de despesca, processamento e comercialização da tilápia.

Para 2024, a previsão é de expansão na integração Cocari, com aumento de 80% no número de cooperados. E o primeiro passo para o produtor interessado iniciar a criação dos peixes é solicitar uma visita da equipe de Fomento à Piscicultura da Cocari, para avaliação e viabilidade da área para implantação do projeto. “De início, para o produtor se enquadrar na integração, a propriedade precisa ser favorável para a construção de viveiros escavados e ter boa disponibilidade de água, de rio ou mina”, explica a supervisora Técnica e Fomento à Piscicultura da Cocari, Mariana Colhado.

Após avaliação da área, alguns itens são solicitados para o produtor como: energia trifásica, acesso cascalhado aos tanques, aeradores, gerador de energia, entre outros. O tamanho recomendado dos viveiros é variável, de 5 mil a 10 mil m² de lâmina de água. “Se o produtor já tiver viveiros construídos na propriedade, o tamanho será avaliado para otimizar a estrutura já existente”, aponta Mariana. 

Com relação ao investimento para entrar na atividade, ela esclarece que pode variar de acordo com tamanho e nível de tecnologia empregada. “A equipe de Fomento à Piscicultura está à disposição para tirar dúvidas e auxiliar também no levantamento de custo de investimento, para que o cooperado possa se programar da melhor maneira possível e tomar sempre a melhor decisão”, informa.

Para tirar dúvidas e solicitar a avaliação de viabilidade da propriedade, é só entrar em contato com o Fomento à Piscicultura, pelo e-mail fomentopeixes@cocari.com.br ou pelos telefones (44) 3233-8700 ou (44) 99978-0980. (Cocari)

Foto: Cocari

spot_img

VEJA TAMBÉM

Coamo comemora 54 anos com evolução e transformação

Em mais de cinco décadas de fundação, Coamo garante...

Indicador do café arábica sobe mais de 30% em novembro

O Indicador CEPEA/ESALQ do café arábica do tipo 6,...

Inmet prevê chuvas em boa parte do Brasil nos próximos dias

A previsão de chuva acumulada, de acordo com o...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coamo comemora 54 anos com evolução e transformação

Em mais de cinco décadas de fundação, Coamo garante...

Algodão: preços da pluma reagem

Os preços do algodão em pluma reagiram nos últimos...

Arroz: liquidez segue baixa e cotações, em queda

Levantamentos do Cepea mostram que as negociações de arroz...

Indicador do café arábica sobe mais de 30% em novembro

O Indicador CEPEA/ESALQ do café arábica do tipo 6,...

Movimentação nos portos do Paraná cresce 8%

Entre os meses de janeiro e outubro, os portos...

Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas da França

Em defesa dos produtores rurais brasileiros, a Confederação da Agricultura...

Percevejos: 10 curiosidades sobre uma das principais pragas da agricultura nacional

Famoso e muito temido pelos produtores rurais, os percevejos...