quinta-feira, setembro 19, 2024

Criação de peixes é viável em pequenas e grandes propriedades

Data.:

A Cocari incentiva e dá suporte a projetos que diversifiquem as atividades de seus cooperados, aumentando as opções de renda nas propriedades. A piscicultura é um desses projetos, que tem se mostrado rentável, trazendo resultados muito interessantes para os integrados.

O Fomento à Piscicultura da Cocari dá todo o suporte ao produtor integrado, para que ele possa investir na criação de tilápias. Por meio do sistema de integração, a cooperativa é responsável pelo envio do alevino ou juvenil, fornecimento de ração para engorda de todo o lote (produzida na própria cooperativa, na Fábrica de Rações da Cocari), assistência técnica especializada, equipe de despesca, processamento e comercialização da tilápia.

Para 2024, a previsão é de expansão na integração Cocari, com aumento de 80% no número de cooperados. E o primeiro passo para o produtor interessado iniciar a criação dos peixes é solicitar uma visita da equipe de Fomento à Piscicultura da Cocari, para avaliação e viabilidade da área para implantação do projeto. “De início, para o produtor se enquadrar na integração, a propriedade precisa ser favorável para a construção de viveiros escavados e ter boa disponibilidade de água, de rio ou mina”, explica a supervisora Técnica e Fomento à Piscicultura da Cocari, Mariana Colhado.

Após avaliação da área, alguns itens são solicitados para o produtor como: energia trifásica, acesso cascalhado aos tanques, aeradores, gerador de energia, entre outros. O tamanho recomendado dos viveiros é variável, de 5 mil a 10 mil m² de lâmina de água. “Se o produtor já tiver viveiros construídos na propriedade, o tamanho será avaliado para otimizar a estrutura já existente”, aponta Mariana. 

Com relação ao investimento para entrar na atividade, ela esclarece que pode variar de acordo com tamanho e nível de tecnologia empregada. “A equipe de Fomento à Piscicultura está à disposição para tirar dúvidas e auxiliar também no levantamento de custo de investimento, para que o cooperado possa se programar da melhor maneira possível e tomar sempre a melhor decisão”, informa.

Para tirar dúvidas e solicitar a avaliação de viabilidade da propriedade, é só entrar em contato com o Fomento à Piscicultura, pelo e-mail fomentopeixes@cocari.com.br ou pelos telefones (44) 3233-8700 ou (44) 99978-0980. (Cocari)

Foto: Cocari

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Trigo: cotações apresentam pequenas oscilações

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas...

Soja: expectativa de maior oferta mundial interrompe altas

 O movimento de alta nos preços da soja foi...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...