sexta-feira, abril 18, 2025

Cultivo da soja está proibido no Paraná até 10 de setembro

O objetivo é controlar a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi, e considerada a pior praga para soja

O cultivo da soja está proibido no Paraná pelos próximos três meses. O período do chamado “vazio sanitário” começou neste sábado (10) e segue até 10 de setembro. Também não é permitido manter plantas vivas de soja nos campos paranaenses.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, o objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra. Consequentemente, o vazio sanitário também reduz a incidência e atrasa a ocorrência da doença na próxima safra.

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Renato Rezende Young Blood, destaca que é fundamental a colaboração  de todos os agricultores para que esse cuidado seja adotado em todo o estado.

“A prática do vazio sanitário da soja beneficia o agricultor, que terá essa doença cada vez mais tarde necessitando menos aplicações de fungicidas, além de auxiliar na manutenção da eficácia desses produtos para o controle da ferrugem”, explicou.

A fiscalização do vazio sanitário cabe à Adapar. A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi. Devido à severidade do ataque, rápida disseminação e alto custo de controle, a praga é considerada a principal doença da soja.

Na última safra, em 2022/23, o Paraná bateu recorde ao colher 22,34 milhões de toneladas. Foi o maior registro da história do estado.

Foto: Camila Roberta Javorski Ueno/Adapar

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...