terça-feira, novembro 12, 2024

Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado em 1º de Julho

No cooperativismo, a união é essencial, inclusive entre as próprias cooperativas, que em diversos casos se aliam, em benefício mútuo

Data.:

Em 1º de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Este movimento social e econômico se baseia na valorização das pessoas e no fato de que, juntas, elas são mais fortes. No cooperativismo, a união é essencial, inclusive entre as próprias cooperativas, que em diversos casos se aliam, em benefício mútuo. Esta ação é tão fundamental para as cooperativas que recebe até um nome próprio: intercooperação. Na Cocari, a intercooperação é peça-chave, sendo desenvolvida de diversas formas.

De acordo com o presidente da Cocari, Marcos Antônio Trintinalha, a intercooperação é um movimento que potencializa as cooperativas envolvidas. “A intercooperação nos impulsiona a trabalhar em conjunto com outras cooperativas, compartilhando conhecimentos, recursos e experiências, alavancando o desenvolvimento de todos os envolvidos. Assim, somos capazes de alcançar objetivos que, isoladamente, seriam muito mais difíceis de serem atingidos”, destaca.

Uma das intercooperações da Cocari é junto à Cooperativa Central Aurora Alimentos, inclusive contando com uma cadeira no Conselho de Administração. A Central, com sede em Chapecó (SC) é formada pela união de 11 cooperativas, dentre elas a Cocari. Através desta intercooperação, Cocari e Aurora atuam na integração avícola beneficiando mais de 265 famílias de avicultores, cooperadas da Cocari.

Coonagro – Na Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), a Cocari também ocupa um lugar no Conselho de Administração. A Coonagro é formada pela união de 8 cooperativas paranaenses. Com sede em Paranaguá, a Coonagro é especializada em fertilizantes e insumos agrícolas, fornecendo estes produtos para a Cocari e para o mercado.

UniTI – A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI), sediada em Curitiba, é formada pela união de 21 cooperativas paranaenses. A UniTI funciona como uma plataforma de negócios que atende às necessidades comuns das cooperativas que a formam, desenvolvendo soluções com produtos e serviços focados em tecnologia.

Rodocoop – Já a Cooperativa de Transportes e Serviços Rodoviários (Rodocoop), com sede em Mandaguari, atua no transporte de insumos e da produção atendendo a Cocari e suas indústrias, além de outras empresas do mercado. Na Rodocoop, a Cocari ocupa a cadeira da presidência da cooperativa. A Cocari ainda ocupa um posto no Conselho Consultivo de Administração do Ramo de Transporte do Sescoop/PR.

Posição – Em todas estas cooperativas, a Cocari atua em posições de gestão e promove a troca de conhecimentos, levando seu ‘know-how’ que a fez ser uma das maiores e mais sólidas cooperativas do país.

Aprendizados – Trintinalha ressalta o intercâmbio de aprendizados. “Ao estabelecer parcerias e colaborações com outras cooperativas, a Cocari compartilha experiências e conhecimentos técnicos, troca informações estratégicas e aprimora nossos processos, tudo em benefício mútuo. A intercooperação não só traz ganhos econômicos, como também fortalece nossa identidade cooperativista e nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável. A Cocari tem o compromisso de estimular iniciativas de intercooperação, buscando parcerias sólidas e duradouras”, afirma o presidente da Cocari.

Conselhos do Sistema Ocepar – Além das ações de intercooperação, a Cocari participa do Conselho Administrativo do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), entidade que integra o Sistema Ocepar.

Comitês – A Cocari tem também representantes em 5 comitês da Ocepar, cada um especializado em discutir pautas importantes para o cooperativismo, gestão e agricultura de modo geral. São eles os Comitês dos Presidentes; de Inovação; de Educação Política; de Comunicação e de Cooperativismo. A cooperativa participa também do Núcleo Regional Norte-Noroeste da Ocepar, onde as cooperativas que ficam nesta região do Estado trocam experiências e ideias. (Assessoria de Imprensa Cocari)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Mandioca: com oferta restrita cotações seguem em alta

Os preços da mandioca iniciaram novembro com novas altas...

Alimentos ficaram 1,77% mais caros em outubro no PR

O Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR-Alimentos e...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...

Açúcar: baixa oferta sustenta indicador em patamar recorde

Os preços médios do açúcar cristal branco seguem firmes...

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar inicia ciclo de vigilância ativa contra influenza aviária e doença de Newcastle

As ações abrangem 352 propriedades comerciais de aves, distribuídas...

Vencedores do concurso “Café Qualidade Paraná” vão ser conhecidos hoje (12)

Nesta 22ª edição, concorreram ao prêmio 119 lotes de...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Soja: semana inicia com prêmios positivos, dólar em alta e valorização em Chicago – ouça

Ouça análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber França Foto:...

Milho ou cana-de-açúcar: qual o futuro do etanol brasileiro?

Por Bruno Abreu, diretor de Vendas e Marketing da...