Em 1º de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Este movimento social e econômico se baseia na valorização das pessoas e no fato de que, juntas, elas são mais fortes. No cooperativismo, a união é essencial, inclusive entre as próprias cooperativas, que em diversos casos se aliam, em benefício mútuo. Esta ação é tão fundamental para as cooperativas que recebe até um nome próprio: intercooperação. Na Cocari, a intercooperação é peça-chave, sendo desenvolvida de diversas formas.
De acordo com o presidente da Cocari, Marcos Antônio Trintinalha, a intercooperação é um movimento que potencializa as cooperativas envolvidas. “A intercooperação nos impulsiona a trabalhar em conjunto com outras cooperativas, compartilhando conhecimentos, recursos e experiências, alavancando o desenvolvimento de todos os envolvidos. Assim, somos capazes de alcançar objetivos que, isoladamente, seriam muito mais difíceis de serem atingidos”, destaca.
Uma das intercooperações da Cocari é junto à Cooperativa Central Aurora Alimentos, inclusive contando com uma cadeira no Conselho de Administração. A Central, com sede em Chapecó (SC) é formada pela união de 11 cooperativas, dentre elas a Cocari. Através desta intercooperação, Cocari e Aurora atuam na integração avícola beneficiando mais de 265 famílias de avicultores, cooperadas da Cocari.
Coonagro – Na Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), a Cocari também ocupa um lugar no Conselho de Administração. A Coonagro é formada pela união de 8 cooperativas paranaenses. Com sede em Paranaguá, a Coonagro é especializada em fertilizantes e insumos agrícolas, fornecendo estes produtos para a Cocari e para o mercado.
UniTI – A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI), sediada em Curitiba, é formada pela união de 21 cooperativas paranaenses. A UniTI funciona como uma plataforma de negócios que atende às necessidades comuns das cooperativas que a formam, desenvolvendo soluções com produtos e serviços focados em tecnologia.
Rodocoop – Já a Cooperativa de Transportes e Serviços Rodoviários (Rodocoop), com sede em Mandaguari, atua no transporte de insumos e da produção atendendo a Cocari e suas indústrias, além de outras empresas do mercado. Na Rodocoop, a Cocari ocupa a cadeira da presidência da cooperativa. A Cocari ainda ocupa um posto no Conselho Consultivo de Administração do Ramo de Transporte do Sescoop/PR.
Posição – Em todas estas cooperativas, a Cocari atua em posições de gestão e promove a troca de conhecimentos, levando seu ‘know-how’ que a fez ser uma das maiores e mais sólidas cooperativas do país.
Aprendizados – Trintinalha ressalta o intercâmbio de aprendizados. “Ao estabelecer parcerias e colaborações com outras cooperativas, a Cocari compartilha experiências e conhecimentos técnicos, troca informações estratégicas e aprimora nossos processos, tudo em benefício mútuo. A intercooperação não só traz ganhos econômicos, como também fortalece nossa identidade cooperativista e nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável. A Cocari tem o compromisso de estimular iniciativas de intercooperação, buscando parcerias sólidas e duradouras”, afirma o presidente da Cocari.
Conselhos do Sistema Ocepar – Além das ações de intercooperação, a Cocari participa do Conselho Administrativo do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), entidade que integra o Sistema Ocepar.
Comitês – A Cocari tem também representantes em 5 comitês da Ocepar, cada um especializado em discutir pautas importantes para o cooperativismo, gestão e agricultura de modo geral. São eles os Comitês dos Presidentes; de Inovação; de Educação Política; de Comunicação e de Cooperativismo. A cooperativa participa também do Núcleo Regional Norte-Noroeste da Ocepar, onde as cooperativas que ficam nesta região do Estado trocam experiências e ideias. (Assessoria de Imprensa Cocari)