quarta-feira, abril 2, 2025

Direito do produtor rural à revisão judicial e a prorrogação de seus débitos

Como todos sabem, para perseverar na sua missão de produzir alimentos, o historicamente descapitalizado produtor rural brasileiro tem, no curso dos anos, buscado junto aos agentes financeiros recursos para financiar suas atividades, socorrendo-se da política de crédito rural vigorante no país.

Não obstante a relevante função social dos produtores, têm as instituições financeiras, cooperativas de crédito e empresas multinacionais, realizado operações com encargos cada vez mais pesados e com excesso de garantias, o que desrespeita a Legislação Especial que rege o Crédito Rural.

Assim, a maioria das operações de crédito rural já vem com encargos ilegais, eis que as cédulas possuem por cláusulas que violaram expressamente as leis especiais, quais sejam, a Lei de Crédito Rural n. 4.829/1965, o Decreto n. 58.380/1966, o Decreto-Lei n. 167/67, a Lei da Política Agrícola n. 8.171/1991, entre outras.

Com efeito, como as operações de crédito rural não são regidas pelo direito comercial bancário comum, mas são disciplinadas e amparadas por esta legislação especial e cogente de crédito rural, o produtor tem o direito de promover a revisão de suas operações de crédito rural no Judiciário, a fim de adequá-las aos ditames de ordem pública da legislação que disciplina o crédito destinado à produção agrícola.

Após essa revisão, o saldo devedor poderá ser alongado na forma do art. 14 da Lei n. 4.829/1965, combinado com o Manual de Crédito Rural, Capítulo 2, Seção 6, Item 4, e demais Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), se o produtor experimentou frustrações de safras e de receitas.

O direito do produtor rural ao alongamento da dívida trata-se de direito ao qual o credor não pode se opor, tendo, inclusive, os Tribunais se pacificado para assegurar a reprogramação dos vencimentos das parcelas das cédulas de crédito rural, na forma da Súmula 298 do Superior Tribunal de Justiça.

Por fim, é importante destacar que, embora o Manual de Crédito Rural (MCR), em seu Capítulo 2, Seção 6, Item 4, afirme ser devida a prorrogação da dívida por conta de ocorrências prejudiciais ao desenvolvimento das lavouras e demais empreendimentos campesinos, não informa por quanto tempo será esta prorrogação, uma vez que o MCR propõe a prorrogação segundo a efetiva capacidade de pagamento de cada produtor, de modo a não fixar um prazo artificial que não venha a atender às necessidades daqueles agricultores que fazem jus a tal prorrogação.

Lybor Landgraf é referência nacional

A Lybor Landgraf uma banca de advocacia (www.lybor.com.br) na área de dívidas rurais, dívidas industriais, dívidas com Bancos em geral e dívidas em face de empresas que agem como “bancos ou agiotas” para empresar dinheiro para os produtores rurais. A Lybor Landgraf é uma advocacia em excelência na sua expertise, com reconhecimento nacional, premiada pelo Senado Federal e pelo Setor Sucroalcooleiro como o melhor escritório de advocacia em sua especialidade.

A Dra. Kellen Bombonato é a nossa diretora jurídica geral. O nosso diretor superintendente é o advogado Dr. Osmar de Vasconcellos, responsável por recepcionar o atendimento a novos clientes, para avaliar o caso e encaminhar para a nossa diretora jurídica geral, Dra. Kellen Bombonato (drosmar@lybor.com.br +55 44 3027 4500).

A LYBOR LANDGRAF é hoje a BANCA DE ADVOCACIA (www.lybor.com.br) mais prestigiada no país na sua especialidade, detentora de vários prêmios nacionais em sua expertise, contando com uma equipe de profissionais diretos de aproximadamente 50 profissionais e indiretos de 900 profissionais, com atuação em todos os Estados da Federação do Brasil, com mais de 14 mil processos em andamento na área litigiosa e mais de 40 mil clientes na área preventiva-consultiva.

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Frente fria que avança pela região Sul pode provocar temporais

Chuvas significativas, com volumes em torno de 100 mm,...

Algodão: média é a maior em dois anos

O preço médio do algodão em pluma atingiu, em...

Arroz: indicador recua 14% em março

Em março, o Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca...

Café: preços caem após quatro meses de alta

Depois de subirem por praticamente quatro meses seguidos e...

Milho: 2ª safra tem piora no PR

A 2ª safra de milho teve piora de condições...

Colheita da soja avança para 95% no Paraná

A expectativa de produção para a soja está mantida...

Concurso Garota Country escolhe a Rainha da Expoingá 2025

Sociedade Rural de Maringá divulga as 15 candidatas ao...

Comercialização de ovinos triplica no Brasil

Levantamento da Arco indica que o aumento na transferência...