A Embrapa acaba de lançar duas novas variedade de soja mais produtivas e resistentes a pragas e doenças. Trata-se da BRS 2058 i2X, que possui resistência à podridão radicular de fitóftora, tolerância ao acamamento e resistência ao cancro da haste, à pústula bacteriana e à mancha olho-de-rã. Sua indicação de semeadura é para as Regiões Edafoclimáticas 102 (RS, SC e PR) e 103 (RS, SC, PR e SP).
Possui a tecnologia INTACTA2 Xtend, que confere tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, que auxiliam no controle de plantas daninhas. Além disso, também apresenta os genes que proporcionam o controle de algumas lagartas pragas da soja, resultando na diminuição das aplicações de inseticidas na lavoura. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituições.
Já a outra variedade é a BRS 2361 i2X, que possui ciclo precoce de 6.1, resistência ao acamamento e indicada para a REC 201 dos estados do Paraná e São Paulo, principalmente para regiões acima de 500 metros de altitude. Apresenta resistência à podridão radicular de fitóftora e também resistência ao cancro da haste, à pústula bacteriana e à mancha olho-de-rã.
Esta cultivar possuio a tecnologia INTACTA2 Xtend, que confere tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, auxiliando no manejo de plantas daninhas, além de genes Bt que conferem resistência a algumas espécies de lagartas pragas da soja, resultando na diminuição das aplicações de inseticidas na lavoura. Algumas características agronômicas podem apresentar variação com o ano, a região, o nível de fertilidade do solo e a época de semeadura. Consulte sempre um engenheiro agrônomo para um melhor posicionamento.
(Foto: Embrapa)