Balneário Camboriú, cidade do litoral norte de Santa Catarina que há quase três anos lidera o ranking do metro quadrado mais valorizado do país, está na mira de empresários do agronegócio que buscam proteção dos ativos, diversificação patrimonial com segurança, alta rentabilidade e liquidez. Segundo a construtora Procave, que atua exclusivamente com empreendimentos de alto padrão há mais de 45 anos na região, 30% dos compradores são investidores do setor agrícola . Com a previsão de que o Brasil registre em 2025 a maior safra da sua história, 325,7 milhões de toneladas, segundo estimativas do governo federal, a expectativa é que a procura por imóveis de luxo em Santa Catarina aumente ainda mais. Um exemplo de empreendimento que tem atraído esses investidores é o Ibiza Towers, localizado na orla mais cobiçada do Brasil, onde unidades registraram uma valorização de 62,5% . Para se ter uma ideia, quem comprou um apartamento há cinco anos teve um lucro líquido de R$ 4,5 milhões.
“O interesse dos empresários do agronegócio por Balneário Camboriú tem crescido de forma consistente nos últimos anos. Eles buscam proteger os seus rendimentos em ativos seguros, diversificar seus negócios em mercados sólidos e que ofereçam ótimo potencial de rentabilidade e segurança patrimonial, e o litoral catarinense entrega exatamente isso. Além disso, esses investidores encontram no próprio empreendimento e no entorno um estilo de vida que proporciona qualidade, segurança, mobilidade e infraestrutura de alto padrão. Empreendimentos como o Ibiza Towers são vistos não apenas como patrimônio, mas como ativos estratégicos, capazes de gerar retorno significativo em médio e longo prazo”, destaca Clóvis de Albuquerque, diretor da Procave.
O perfil dos investidores do agronegócio que buscam imóveis no litoral catarinense revela um movimento estratégico patrimonial. Acostumados a lidar com grandes volumes financeiros e oscilações sazonais típicas do setor agrícola, esses empresários enxergam nos imóveis de alto padrão uma forma segura de proteger e valorizar o capital. A liquidez do mercado imobiliário de Balneário Camboriú, aliada ao histórico consistente de valorização, oferece uma combinação rara para atender essas expectativas. “Para o empresário do agro, acostumado a planejar colheitas e safras, investir em um imóvel que valoriza mais de 60% em cinco anos é um movimento natural para diversificar e rentabilizar o patrimônio”, complementa Clóvis.
Outro ponto que atrai investidores do setor agrícola é a previsibilidade do retorno. Em contraste com as incertezas climáticas e de mercado que impactam as safras, o mercado imobiliário de luxo em Balneário Camboriú se mantém resiliente, mesmo em cenários econômicos desafiadores. Novidades constantes em atrativos e projetos estruturais, como a revitalização da orla central, que transformará a Avenida Atlântica no maior parque linear do Brasil, somam-se à escassez de terrenos à beira-mar, impulsionando ainda mais a valorização dos imóveis.