A piscicultura será um dos destaques do Dia de Campo de Verão 2025, evento promovido pela C.Vale e que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de janeiro, no campo experimental da cooperativa, em Palotina (PR). Este ano, o Departamento de Peixes da cooperativa apresentará novidades tecnológicas no setor, com foco na produção de tilápias. Entre as inovações, um tanque especialmente construído para o evento será uma das atrações, destacando-se pela utilização de um sistema de produção superintensivo em tanques escavados, revestidos com gel membrana. O objetivo é proporcionar um ambiente controlado e mais eficiente para o cultivo da tilápia, visando aumentar a produtividade e reduzir custos.
Jefferson Firmino Ferreira, analista de pesquisa e desenvolvimento da cooperativa, será um dos responsáveis por detalhar as vantagens desse novo sistema, além de abordar a expansão da cadeia produtiva de peixes. O evento, que chega à sua terceira edição na nova área de pesquisas da cooperativa, reúne, além da piscicultura, diversas outras áreas produtivas. Este ano, 135 empresas estarão presentes, trazendo inovações em máquinas, implementos e tecnologias para as produções de grãos, insumos, pecuária, avicultura, suinocultura, mandioca e, claro, piscicultura.
O Dia de Campo é considerado o principal evento técnico da C.Vale e, ao longo de suas edições, tem se consolidado como um importante ponto de encontro para profissionais e empresas do setor agrícola e pecuário. Em 2025, serão expostas 48 cultivares de soja, 51 híbridos de milho, 16 cultivares de mandioca e 52 parcelas de agroquímicos, entre outros produtos. O evento também contará com a presença de instituições de pesquisa, ensino e financeiras, reforçando seu papel como plataforma de conhecimento e inovação para o agronegócio.
A expectativa é que o Dia de Campo 2025 proporcione uma imersão nas mais recentes tendências tecnológicas, promovendo um ambiente propício para o aprendizado e a troca de experiências, especialmente nas áreas de piscicultura e suas inovações.
Foto: Divulgação