Durante a feira, diversos treinamentos do Senar serão realizados para profissionais da área rural; os de culinária e de colhedora de grãos já começaram
Tiveram início na terça (dia 7) e seguem até o final da EXPOINGÁ, os cursos de treinamento profissional, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), no Parque Internacional de Exposições. Os cursos de “Operação e Manutenção de Colhedora de Grãos Axial” e “Produção Artesanal de Alimentos – sem glúten e sem lactose”, já estão em andamento.
De acordo com o instrutor do Senar, engenheiro agrônomo Newton Cardoso, responsável pelo curso sobre as colhedoras de grãos, o objetivo é capacitar operadores destas máquinas, uma categoria profissional atualmente em falta no mercado de trabalho: “São equipamentos caríssimos de alta tecnologia, e precisam de operadores e mecânicos qualificados”. Ele informa que o curso durante a feira é de 24 horas e passa informações gerais e na área de segurança, de acordo com as normas regulamentadoras.
Guilherme da Costa, de 25 anos e morador de Marialva, é um dos alunos do curso. Como já trabalha na área rural, cuidando de gado, aproveita a oportunidade para adquirir novos conhecimentos que o qualifiquem para trabalhar como operador de colhedoras no Mato Grosso do Sul onde existe grande quantidade de vagas.
Já o curso de produção artesanal de alimentos começou nesta quarta (dia 8) e segue durante toda a quinta-feira. “São 16 horas de treinamento, basicamente para produtores e família de produtores rurais”, informa o instrutor Sérgio Kazuo Kawakami.
A professora Maria das Graças Ramos tem um objetivo muito nobre com as aulas de culinária. Ela que é professora de escola rural quer aprender as receitas para passar para as mães dos alunos que, normalmente, tem como fonte de renda a produção destes alimentos – bolos, pães e bolachas. “Tudo que eu aprender aqui vou transmitir para estas famílias e, de alguma forma, contribuir para o sustento deles”.
Outros cursos
Nesta quinta-feira (dia 9) tem início o curso de “operação de drones”, voltado para profissionais que atuam na área rural.
Para a próxima semana, tem início os cursos de “tratorista agrícola”, “manejo de ovinos de corte”, “manejo e alimentação de bezerras e novilhas leiteiras” e “desossa, cortes e receitas à base de frango”.
Foto: SRM