domingo, novembro 24, 2024

Faculdade intensifica pesquisas sobre abelha sem ferrão nativa

Data.:

Um ano depois de dar início a estudo sobre abelhas nativas sem ferrão, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Marília recebeu um reforço de peso: uma doação de 30 colmeias da espécie Uruçu Amarela feita para o projeto Doce Futuro Agrofloresta, parceiro da unidade na empreitada. “Proveniente do Estado de Santa Catarina, esse tipo de abelha está extinto em cerca de 90% do Estado de São Paulo”, avalia o ambientalista Fernando Garcia, um dos fundadores do Doce Futuro, que há 18 anos se dedica a estudos na área de apicultura.

A coordenadora do projeto na Fatec, Flavia Vasquez Farinazzi Machado, está entusiasmada com a novidade. “A Uruçu Amarela (Melipona mondury) é muito eficiente como produtora de mel e pólen, dois produtos com os quais estamos desenvolvendo as pesquisas, e apresentando alta concentração de compostos bioativos importantes”, avisa.

Espécie eficaz

Garcia acrescenta algumas qualidades, além da reconhecida eficiência que leva cada colônia a produzir dois quilos de mel por ano: “A Uruçu Amarela é resistente ao frio, dócil e fácil de lidar”, diz o ambientalista. Em comparação com outras espécies, ela fica ainda mais atraente. “A Mandaguari, por exemplo, uma das espécies de Melipona mais produtivas, é bastante defensiva, exigindo que o apicultor utilize a mesma indumentária recomendada ao trabalho com as abelhas com ferrão. “Ela se enrola no seu cabelo, entra no seu ouvido ou no nariz”, conta. ”Por outro lado, a Jataí, que produz mel de boa qualidade, fornece uma quantidade muito menor, no máximo 350 gramas por ano”.

Segundo Garcia, a região de Marília se torna, com a doação das colmeias, um santuário da Uruçu Amarela. “Essa abelha foi incluída na lista vermelha de espécies ameaçadas, em alguns estados brasileiros”, diz Flávia. “Nós vamos estimular o seu repovoamento, o que significa maior desempenho na polinização e nos serviços ambientais, bem como na produção de mel e pólen para estudos científicos”.

Trabalho conjunto

Em maio de 2023, quando foi firmada a parceria entre a Fatec e o projeto Doce Futuro, Garcia apontou que faltavam, até então, análises da área de alimentação sobre a produção de abelhas realizadas por uma instituição de Ensino Superior. Com Johnny Santana e João Tramarin, o ambientalista fundou, em 2021, o projeto Doce Futuro e Agrofloresta, com a proposta de reflorestar uma área pública queimada e degradada de 120 mil metros quadrados, além de elevar o patamar das pesquisas de meliponicultura, o estudo das abelhas nativas. Entrava aí a expertise dos docentes da Fatec Marília.

Na linha de frente das pesquisas está a professora da Fatec Flavia Farinazzi, nutricionista de formação, que conta, desde o início, com a colaboração de outras duas docentes: Renata Bonini Pardo, veterinária, e, mais recentemente, Claudia Dorta, microbiologista.

Na ocasião, Flávia lembrou que as atividades de pesquisa incluem análises físicas, químicas e microbiológicas em amostras de mel recém-coletado. “Ao longo do processo de maturação proveniente de diferentes espécies de abelhas sem ferrão, as espécies deverão servir como requisitos de identidade e de formação de padrões importantes para a garantia de segurança de consumo do mel. Serão base de referência para inspeção, permitindo a comercialização oficial”, pontuou. Os dados coletados servirão também à estruturação de ensaios e projetos de pesquisa acadêmica, incluindo participação em eventos e publicação em revistas científicas. (Secom SP)

Foto: Secom SP

spot_img

VEJA TAMBÉM

Cerca de 100 mil peixes são soltos no Rio Ivaí (PR)

Com direito a rally fluvial para a limpeza de...

Dois homens são presos por pesca predatória no PR

Uma equipe da polícia ambiental prendeu dois homens por...

Pesca está proibida a partir desta sexta-feira (1) no Paraná

A ação é normatizada pela Portaria IAT 377/2022...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias do Agro: impactos e perspectivas para o setor agropecuário brasileiro

A cotação agrícola é um termo fundamental no mercado...

Notícias do Agro: tendências e desafios do setor agrícola brasileiro

O agronegócio brasileiro tem se consolidado como um dos...

Análise do preço das commodities: fatores e tendências globais

O preço das commodities é um dos principais indicadores...

SRM emite nota de indignação a declaração de CEO do Carrefour

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) expressa sua indignação...

Exportações de suínos batem novo recorde

Pelo segundo mês consecutivo, em outubro o Paraná estabeleceu...

Produção de batatas é estimada maior no PR

A batata é a primeira cultura de verão a...

Cevada: colheita é finalizada no Paraná com produção 8% maior

O cereal foi cultivado em 78 mil hectares do...

Produtos agropecuários tiveram alta de 5,5% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de...