sexta-feira, abril 18, 2025

Faep emite nota repúdio sobre invasão de índios a propriedade rural em Guaíra (PR)

A Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) emitiu uma nota repúdio sobre a invasão de uma propriedade rural em Guaíra, e o sequestro na noite de quarta-feira (10), com reféns torturados, por supostos indígenas: “Essa situação precisa ser resolvida com urgência por nossas autoridades para a liberação da área e para evitar que novas ocorrências se alastrem naquela região. É preciso lembrar que agora já existe uma lei promulgada pelo Congresso Nacional fixando data para a demarcação das áreas indígenas. Mesmo que não houvesse, não se admite invasões de terra, por índios ou por membros do MST. A Federação da Agricultura do Paraná – FAEP espera uma ação rápida e vigorosa de nossas autoridades”. O documento foi assinado pelo presidente da entidade, Ágide Meneguette.

De acordo com site Catve, que acompanhou toda a situação, policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) foram até a área após denúncia sobre um casal que era feito refém pelo grupo indígena. No local, os militares foram recebidos por indígenas armados com arcos, flechas e facões. A polícia informou ainda que algumas flechas e pedras chegaram a ser atiradas contra a equipe policial, mas nenhum oficial foi ferido.

Após negociações, as equipes conseguiram entrar no assentamento e encontraram o homem, caseiro da área, amarrado e ferido. A vítima foi encaminhada ao atendimento médico. O homem teve diversos ferimentos pelo corpo, especialmente nas costas com marcas, inclusive com marcas graves de queimaduras. (com Catve e Faep – texto e foto)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...