quinta-feira, abril 3, 2025

Fenômeno La Niña se aproxima do fim e clima entra na fase neutra

O fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim e próximo da condição de neutralidade. A informação acaba de ser divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O evento teve início em dezembro de 2024, embora na Região do El Niño 3.4 (área entre 170°W e 120°W) os desvios da temperatura da superfície do mar (TSM) já vinham apresentando valores abaixo de zero desde agosto/2024, indicando a presença de águas mais frias que o normal nesta área do pacífico equatorial.

No entanto, apenas em dezembro de 2024 a temperatura atingiu valores inferiores a -0,5°C, condição necessária para a caracterização do fenômeno, ainda que em fraca intensidade. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, esse limiar foi mantido, mas já se observa um enfraquecimento gradual do fenômeno.

Esse enfraquecimento das águas frias no Pacífico Equatorial pode ser identificado ao comparar dois períodos distintos: 1 a 15 de fevereiro e 16 a 28 de fevereiro. No segundo período, há uma redução da área com águas frias (indicada pela elipse azul na Figura 2) e o surgimento de águas ligeiramente mais quentes (indicadas pela elipse vermelha na Figura 2), especialmente próximas à costa oeste da América do Sul.

A persistência e expansão dessa área mais quente em direção à parte central do oceano favorecem a dissipação do fenômeno.

Os principais modelos meteorológicos internacionais, conforme anunciado pela OMM, indicam que as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial devem permanecer abaixo da média na primeira quinzena de março, mas tendem a retornar à neutralidade em breve.

Desta forma, há uma probabilidade de 60% de que ocorra uma transição das condições de La Niña para a Neutralidade (sem a ocorrência de El Niño e La Niña), durante o trimestre março-abril-maio/2025, aumentando para 70% no trimestre abril-maio-junho/2025. (com Inmet)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Onça é flagrada devorando bezerro na região de Maringá (PR)

Nesta quinta-feira (03/04) o departamento de jornalismo do Canal...

Mercado de commodities tem baixas consideráveis em Chicago

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Cocamar recebe autoridades para adesão ao “Programa Irriga SIM”

A Cocamar recebe nesta quinta-feira (3/4) às 16h30 em...

Embrapa destaca potencialidades do amendoim forrageiro

O BRS Oquira é uma cultivar de amendoim forrageiro...

Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista

Segundo professor, Adalmir Marquetti, acordo Mercosul–UE precisa ser aprovado A sobretaxação...

Especialista alerta sobre os riscos da prorrogação de dívidas rurais

Confira as orientações do advogado Alcides Martinhago Jr https://www.youtube.com/watch?v=CYPaV_MO78g

Frente fria que avança pela região Sul pode provocar temporais

Chuvas significativas, com volumes em torno de 100 mm,...