quinta-feira, maio 22, 2025

Fertilizante misto à base de sulfato de cálcio e boro turbina produção de tomates

No meio-oeste catarinense, produtor comemora tomateiros com mais de 90 frutos por planta até a altura do arame

A nutrição mineral com macro e micronutrientes é um dos fatores que auxilia a determinar a produtividade, seja em uma lavoura ou em pomares e cultivos de hortifruti. Dentre os micronutrientes essenciais, muitas vezes negligenciados pelo produtor, está o boro. No cultivo do tomate, por exemplo, o boro, assim como o cálcio, apresenta funções relacionadas à formação de paredes celulares, influenciando na germinação do pólen, na frutificação e no transporte de açúcares.

Em Santa Catarina, uma combinação de cálcio, boro e enxofre está impulsionando a produção de tomates. Na propriedade do agricultor Luiz Vicente Brusco, no município de Calmon, os frutos chamam atenção pela qualidade e quantidade. Os bons resultados foram impulsionados pelo uso de um fertilizante mineral misto, resultando em uma produtividade acima da média.

A média de produção de um tomateiro é de cerca de 60 frutos por planta, mas na lavoura do Luiz, algumas plantas registraram até 90 frutos. “Com 30 dias após a aplicação do SulfaBor, os tomateiros já estão carregados, chegando a plantas que desenvolveram cerca de 90 frutos até a altura do arame, com um padrão de qualidade e ótimo pegamento”, destaca o engenheiro agrônomo José Ferreira, da Agroplantas de Caçador, que presta assistência à família e acompanha todo o desenvolvimento da lavoura. Com esses resultados, a produtividade estimada na propriedade se aproxima das 700 caixas de tomate a cada mil pés, quando a média da região é de 400 caixas a cada mil pés. “O manejo com SulfaBor aliado aos cuidados do produtor Luiz Vicente Brusco, que é um produtor que investe na lavoura, com cuidado e zelo, que já tem um histórico familiar na cultura do tomate e sempre colhe muito bem, este ano, sem dúvidas, vai colher melhor ainda”, enfatiza o agrônomo da Agroplantas, José Ferreira.

O SulfaBor é um fertilizante mineral misto que, em sua formulação, combina boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo. A tecnologia conta com duas velocidades de liberação do boro – uma rápida e outra gradual – disponibilizando os nutrientes do início ao fim do ciclo da planta. Além de auxiliar para uma melhor qualidade e uniformidade dos frutos, o SulfaBor também confere maior resistência a estresses e previne a podridão apical, também conhecida como fundo preto no tomate, enquanto o cálcio age fortalecendo a parede celular. Outros relatos recebidos dos produtores, é referente a durabilidade e resistência do fruto quanto ao tempo de prateira. “O boro ajuda a engrossar a parede da casca, resultando em um maior tempo de prateleira no mercado”, complementa o agrônomo da Agroplantas.

A falta de boro no cultivo do tomateiro pode prejudicar a produtividade, pois enfraquece as paredes celulares da planta, tornando-a mais suscetível a doenças e estresses. “A deficiência de boro resulta em queda na produtividade em consequência da menor produção de flores, de pólen e viabilidade do pólen, visto que o alto requerimento de boro garante a fecundação e a germinação do grão de pólen. Mas as culturas variam muito na sua necessidade ou capacidade de responder ao boro aplicado”, explica Caio Kolling, engenheiro agrônomo e especialista em solos da MaxiSolo, empresa catarinense que desenvolveu a tecnologia de SulfaBor.

Além de seu papel específico, o boro interage diretamente com outros nutrientes, como nitrogênio, potássio e cálcio. Com deficiência de boro, a planta pode reduzir a absorção desses nutrientes, impactando negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos. (Divulgação)

Foto: divulgação MaxiSolo

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Simepar prevê geada para início de junho no Paraná

Junho, mês do início do Inverno, vai chegar com...

Algodão: queda externa pressiona cotações domésticas

Levantamentos do Cepea mostram que as cotações domésticas do...

Arroz: indicador cai para o menor nível desde julho de 2022

Com novas quedas, o Indicador do arroz em casca...

Começa a colheita do milho 2ª safra no PR – ouça

O plantio do trigo e cevada também avançam no...

Café: exportação bate recorde

Apesar de caírem em abril, as exportações brasileiras de...

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango

Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados O...

Etanol: vendas de hidratado são as maiores desde o final de janeiro

Na última semana, o volume de etanol hidratado negociado...

Trigo: plantio avança e preços caem com estimativa de safra maior

Levantamentos do Cepea mostram que as cotações do trigo...