Sistema meteorológico trará chuvas, ventos fortes e frio intenso, com possibilidade de geadas e temperaturas negativas no Centro-Sul do Estado
Uma frente fria acompanhada de uma massa de ar polar se aproxima do Paraná e deve provocar uma brusca queda nas temperaturas a partir desta quarta-feira (28). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as mínimas podem chegar próximas a 5°C no Norte do Estado e ficar abaixo de 0°C na região Sul. O órgão vem monitorando a situação e alerta a população para se preparar para o frio intenso.
Antes da chegada do sistema, segunda (26) e terça-feira (27) terão predomínio de sol em todo o Estado, embora o amanhecer registre maior cobertura de nuvens no Leste, Campos Gerais e Sudeste, devido à umidade trazida pelos ventos do oceano. As temperaturas, no entanto, sobem rapidamente à tarde, podendo atingir até 30°C nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, com destaque para municípios como Capanema, Guaíra e Loanda, onde a umidade relativa do ar será baixa.
Os ventos também chamam atenção no início da semana. Segundo Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, rajadas moderadas a fortes devem ocorrer na região de Cascavel nesta segunda, enquanto na terça os ventos intensos seguem pelo Oeste, Sudoeste e Sul, podendo superar 60 km/h em cidades como Clevelândia, Capanema e Cascavel.
A mudança no tempo começa no fim da terça-feira, com aumento da nebulosidade nas áreas próximas a Santa Catarina e à fronteira com países vizinhos, o que pode provocar pancadas isoladas de chuva e trovoadas. Durante a noite, a frente fria avança pelo Sul do Brasil, atingindo o Paraná com chuvas, temporais localizados, ventos fortes e até possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. As instabilidades devem se espalhar por todas as regiões do Estado ao longo da madrugada de quarta-feira.
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar ingressa no Paraná, provocando uma queda expressiva nas temperaturas. Ao contrário do padrão típico do outono, quando as temperaturas mínimas ocorrem ao amanhecer, nesta quarta-feira a máxima será registrada pela manhã e, ao longo do dia, os termômetros devem despencar, ficando abaixo de 10°C no Sudoeste e Centro-Sul.
De acordo com Furlan, os ventos que sopram do Sul e Sudoeste durante a tarde vão intensificar ainda mais a sensação de frio, com as temperaturas mínimas previstas para ocorrerem à noite.
Na quinta-feira (29), o Paraná deve registrar os menores índices térmicos do ano. As mínimas podem variar entre 3°C e 7°C em regiões como Norte Pioneiro, Noroeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Oeste. No Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, os termômetros podem marcar 0°C ou até valores negativos. O frio deve se intensificar na sexta-feira, especialmente na RMC e nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste, onde as mínimas podem ser negativas.
Há previsão de geadas de fraca a moderada intensidade na quinta-feira, principalmente nos Campos Gerais. Já na sexta, o risco é elevado para geadas moderadas em áreas como o Sudoeste, Centro, Sudeste e RMC. No Oeste e Norte do Estado, embora a probabilidade seja menor, o fenômeno não está descartado.
O Simepar recomenda que a população acompanhe o Alerta Geada, disponível no site oficial, que detalha com até 72 horas de antecedência os locais e intensidade do fenômeno. O serviço é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) desde 1995.
Simepar – Com uma estrutura composta por 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornece informações essenciais para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. A previsão para os 399 municípios paranaenses é atualizada duas vezes ao dia e pode ser acompanhada no site oficial, que também disponibiliza a “Palavra do Meteorologista” e boletins detalhados nas redes sociais e no canal de WhatsApp da instituição. (com AEN)
Foto: Ana Tigrinho