quinta-feira, setembro 19, 2024

Fungicidas aliados a protetores de plantas aumentam a produtividade nas lavouras de soja

Data.:

Que os fungicidas auxiliam na obtenção de melhores produtividades nas lavouras de soja não é segredo. Principalmente em ano mais úmidos não é mesmo!? A novidade é que os agricultores passaram a contar com um novo aliado: os protetores de plantas. Produtos a base de óxido de cobre que potencializam os efeitos dos fungicidas, eliminando esporos de possíveis doenças e consequentemente protegendo as folhas e caules.

Isso foi comprovado em um estudo realizado pela Síntese AgroScience no centro tecnológico do Grupo Campos Verdes em Maringá (PR). O protocolo teve como objetivo explorar o manejo de doenças na cultura da oleaginosa, por meio da rotação de princípios ativos químicos, sozinhos e em associação com protetores e indutores de resistência, contra as principais doenças da cultura – ferrugem asiática e mancha alvo. A pesquisa foi conduzida na safra 2022/2023.

O engenheiro agrônomo e gerente comercial da Síntese, Carlos Corniani da Silva, explica que foram cultivadas três parcelas distintas. Todas plantadas no dia 10 de outubro no mesmo talhão (rotacionado), com a mesma adubação, variedade e população de plantas. “Escolhemos essa, por ser uma época em que a maioria dos agricultores adota. Dentro do protocolo também fizemos três aplicações para tentar se assemelhar ao máximo ao manejo dos produtores”, citou.

Entenda a pesquisa:

Parcela 01 – Uma das parcelas serviu de testemunha não recebendo nenhuma aplicação de fungicida. Foi feito todo manejo nutricional e de inseticida. “Conseguimos avaliar que a planta morreu mais cedo, o grão não terminou de encher, sem contar que tivemos grãos muito mais leves, podres e avariados. A parcela se entregou muito mais rápido e a soja não aguentou a doença”, explicou Silva.

Parcela 02 – Já nesta parcela foram realizadas três aplicações de fungicidas. Na primeira aplicação triazol + estrobilurina; na segunda aplicação estrobilurina + carboxamida; e na terceira aplicação triazol + estrobilurina novamente. “A planta se mostrou mais verde e com folhas, com caroços bem maiores, consequentemente mais peso de grão lá frente na hora da colheita. A gente vê que o manejo de fungicida é essencial. O produtor deve levar em consideração principalmente em anos com mais chuva”, pontuou.

Parcela 03 – Na terceira e última parcela foram feitas as mesmas aplicações da parcela 2. A diferença é que os pesquisadores entraram com um produto a base de óxido cuproso, ou seja, a base de cobre do portifólio da Síntese (Paladio Red). “Posicionamos ele na primeira e na segunda aplicação, onde o óxido cuproso fez o papel de protetor da planta. Ele protegeu a folha na parte externa eliminando os esporos dos fungos, assim potencializamos os efeitos dos fungicidas. As plantas ficaram bem mais verdes, demorou mais para encerrar o ciclo e isso refletiu em produtividade”, finalizou o agrônomo, Silva.

Mais informações em www.sinteseagro.com.br ou pelo telefone (44) 3262-1647.

Produto a base de óxido de cobre utilizado nas parcelas

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Trigo: cotações apresentam pequenas oscilações

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas...

Soja: expectativa de maior oferta mundial interrompe altas

 O movimento de alta nos preços da soja foi...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...