Durante o final de semana (23/09) a Policia Ambiental do Paraná prendeu em Floresta (PR) um homem com dois peixes gigantes da espécie Jaú (Zungaro zungaro), com a captura proibida de acordo com o a Resolução SSEDEST nº 012/2022 – a pesca desta espécie é proibida para fins de posse e abate no Rio Ivaí, entre o Salto Bananeira até a sua foz no Rio Paraná.
“A equipe realizava patrulhamento aquático no Rio Ivaí quando visualizou um pescador em uma embarcação que, ao perceber a equipe policial, desviou o trajeto, em direção ao Rio Caxias. Foi então realizada a sua abordagem, observando no interior da embarcação dois exemplares de peixes da espécie pesados posteriormente, totalizando 130 Kg (um exemplar de 90 Kg e um de 40 Kg)”, descrevia o relatório emitido pela polícia ambiental.
Ainda de acordo com a polícia, o homem não possuía carteira de pesca embarcada. O mesmo informou a equipe que havia praticado a pesca com a utilização de espinhel (equipamento proibido); ele conduzindo até o local onde estava o espinhel, sendo o mesmo retirado pela equipe – aproximadamente 80 metros do petrecho com iscas de peixes da espécie “Cascudo”.
Diante do crime ambiental constatado, de acordo com o art. 34, incisos I e II da Lei n 9.605/98, o homem foi conduzido para a delegacia de Polícia de Maringá (PR) para as medidas cabíveis, sendo o pescado apreendido e, por não ter mais condições de sobrevivência em seu habitat natural, foi armazenado para doação ao Asilo São Vicente de Paulo de Maringá.
Fotos: PMPR