Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional
Líder em pesquisa e desenvolvimento agrícola na Europa, a Ideagro, sediada em Múrcia, na Espanha, expande sua atuação internacional com a inauguração do seu primeiro centro de pesquisa agrícola em outro continente. Nesta terça-feira (29), foi aberta oficialmente a Ideagro Brasil, instalada no Centro Universitário Ingá (Uningá), no município de Maringá, Noroeste do Paraná. O investimento da Alltech Crop Science (ACS), líder global em nutrição de plantas, em parceria com a universidade, viabiliza análises físico-químicas e biológicas e o desenvolvimento de soluções biotecnológicas de alto impacto, para atender os desafios da agricultura brasileira com ganhos de produtividade sustentáveis e rentáveis.
Neste primeiro ano de operação, a Ideagro destinará mais de US$ 1 milhão para pesquisa, desenvolvimento e registro de produtos no Brasil. “Vivemos um momento de importantes desafios, mas também de grandes oportunidades para a agricultura brasileira. É com esta confiança que a Ideagro decidiu apostar de forma concreta no potencial produtivo do país”, afirma o CEO da Ideagro, Pedro Palazón. Ele ressalta que o Brasil é um dos principais centros de produção agrícola do mundo, com diversidade de cultivos, regiões e sistemas produtivos únicos. “Estar presente aqui nos permite desenvolver soluções mais eficazes, adaptadas à realidade local, e atuar diretamente onde a transformação acontece”.
Para formar uma equipe técnica local altamente qualificada, serão contratados até dez profissionais no primeiro ano. Como forma de desenvolver talentos e conectar ciência, prática e inovação em âmbito internacional, alunos da Uningá em estágio na Ideagro Brasil poderão participar de um programa de intercâmbio na sede espanhola. Para Palazón, a experiência europeia em padronização técnica, controle de qualidade e inovação regulatória se soma ao dinamismo e à complexidade do setor agrícola brasileiro. “Nossa expectativa é que, até 2028, a operação brasileira se torne nossa maior operação, superando inclusive a unidade europeia”, projeta.
Diferenciais
Com mais de 20 mil análises de saúde do solo e estudos em mais de 90 culturas, a Ideagro é líder em inovação agrícola na Europa e foi reconhecida em 2021 como laboratório de referência na Rede Global de Laboratórios de Solos da FAO (GLOSOLAN) e na Rede Internacional de Análise de Fertilizantes (INFA). Entre os diferenciais que a empresa ofertará no Brasil, estão tecnologias já consolidadas, como a especialização em soluções microbiológicas e o uso de processos de fermentação de precisão.
Um dos serviços disponíveis são as análises qPCR para quantificação dos microrganismos no solo e planta, uma técnica molecular utilizada para amplificar o DNA presente na amostra avaliada, voltada ao diagnóstico de patógenos na agricultura. Também é possível realizar análises semelhantes para vírus, por meio da amplificação do RNA. O grande diferencial deste sistema de diagnóstico inovador no Brasil é a capacidade de realizar análises rigorosas e precisas em menos de 24 horas, inviável com técnicas microbiológicas convencionais. “Também estamos desenvolvendo um indicador biológico de saúde do solo, ferramenta que amplia a compreensão do ambiente produtivo e torna o diagnóstico mais funcional, integrado e conectado à tomada de decisão no campo”, revela o CEO.
Estrutura
Instalada no campus da Uningá, a Ideagro Brasil conta com um laboratório de 230 metros quadrados equipado para: detecção via PCR de 340 patógenos das principais culturas trabalhadas no Brasil; análises clássicas de nematologia e fitopatologia para detecção de patógenos; avaliação de enzimas que detectam a saúde do solo a partir da presença de microrganismos que melhoram as características biológicas do solo; e desenvolvimento de produtos à base de microrganismos benéficos. A estrutura conta ainda com acesso a uma área experimental de 15 hectares, utilizada para ensaios em condições reais de campo.
“Temos uma agricultura bastante intensiva no Brasil, em que muitas regiões conseguem fazer até três safras de cereais por ano, o que traz um benefício econômico gigantesco para o nosso país, mas gera também aumento de patógenos e redução de nutrientes no solo”, observa a engenheira agrônoma Mayra Soares, doutora em Nutrição de Plantas com foco em Nematologia e gerente de pesquisa da Ideagro Brasil. “Nossas análises ágeis mostrarão onde os produtores podem melhorar para produzir de uma forma cada vez mais sustentável e, assim, conseguir fazer um bom planejamento para suprir as necessidades nutricionais e fisiológicas das plantas, ajudando a mitigar seus desafios, como as condições climáticas”.
Ciência
Desde 2023, a Ideagro é o centro de pesquisa global da divisão agrícola da Alltech. “A Ideagro Brasil é o próximo passo no compromisso da Alltech Crop Science em entregar soluções aos nossos clientes baseadas em ciência de ponta, focada na saúde do solo e das plantas”, destaca o CEO da ACS, Andy Thomas. Segundo ele, o Brasil é uma potência agrícola extremamente diversificada, com comprovada disposição para integrar soluções biológicas à produção agrícola e ao manejo do solo. “A capacidade de conduzir pesquisas e desenvolvimento localmente no mercado é um fator-chave para a excelência”.
Planos
De olho na forte expansão do mercado de biológicos no Brasil, a Ideagro desenvolverá soluções biotecnológicas inovadoras, como bioestimulantes e microrganismos benéficos. “Nos próximos três a cinco anos, nossa meta é consolidar a Ideagro Brasil como uma referência em pesquisa aplicada no contexto tropical, com tecnologias desenvolvidas localmente e adaptadas aos desafios dos produtores brasileiros”, comenta Palazón. Para isso, a Ideagro Brasil planeja lançar pelo menos cinco novas soluções voltadas à melhoria da saúde do solo, controle biológico e estímulo ao desenvolvimento radicular, além de adaptar soluções para outros países da América Latina e outras regiões.
Outro objetivo será ampliar a rede de colaborações locais para criar uma rede de inovação capaz de acelerar o desenvolvimento e a validação de tecnologias sustentáveis. “Somos especialistas em saúde do solo, e um dos focos do nosso trabalho no Brasil é avançar no conceito de solo supressivo, ou seja, um ambiente biologicamente equilibrado, menos favorável ao desenvolvimento de patógenos e mais propício à vitalidade das plantas”, detalha. “Através de conhecimento aplicado com amplo respaldo científico, queremos contribuir para a transformação do setor agrícola no Brasil com soluções práticas para eficiência agronômica que potencializam a produtividade e rentabilidade dos produtores ao mesmo tempo que reduzem os impactos ao meio ambiente”, conclui o CEO da Ideagro.
Sobre a Ideagro
Fundada em 2011, a Ideagro é referência global em pesquisa aplicada no setor agrícola, cuja missão é transformar a agricultura através da ciência. Com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, desenvolvemos soluções biotecnológicas inovadoras que aumentam a produtividade e promovem a sustentabilidade dos solos, suportadas por análises de alta precisão e estratégias personalizadas para um futuro agrícola mais eficiente.