quarta-feira, abril 2, 2025

IDR-Paraná e Adapar traçam plano para erradicar doenças bovinas

Garantir o padrão elevado de qualidade do rebanho paranaense é uma das missões do Estado. Para isso, há necessidade de prevenção, controle e erradicação de doenças, entre elas a brucelose e a tuberculose animal, que foram tema de discussão nesta terça-feira (11) no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel, no Oeste do Estado.

Uma comissão formada por servidores do IDR-Paraná e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) se reuniu para debater o Plano de Trabalho – Controle Sanitário Rebanho IDR-Paraná, no estande do Sistema de Agricultura (Seagri).

O plano tem como objetivo garantir a execução de medidas e procedimentos de controle sanitário de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) nos rebanhos bovinos e bubalinos também nas propriedades e agroindústrias assistidas pelo IDR-Paraná, incluindo o rebanho próprio do instituto e nas unidades de referência.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, sinalizou a importância da certificação de livre de brucelose e tuberculose animal. “Quando a gente coloca uma placa sinalizando que uma propriedade é certificada, a sociedade valoriza, agrega valor ao produto”, afirmou.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins, destacou a importância da união. “É um projeto interessante que envolve os extensionistas do IDR-Paraná para avançarmos ainda mais juntos rumo à erradicação da brucelose e tuberculose para potencializar ainda mais este ramo que é tão grande no Paraná”, disse.

Entre os objetivos do plano também está o auxílio à Adapar nas campanhas municipais de vacinação contra brucelose para incentivar a imunização de rebanhos. Isso inclui unidades de pesquisa do IDR-Paraná, unidades de referência dos programas estaduais de pecuária de leite, corte e agroindústria do instituto. Também inclui apoiar o Programa de Fomento Touros Purunã e atender às exigências sanitárias para participação em feiras agropecuárias.

Para o presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, a união das forças no governo estadual é importante, mas ele destacou também a necessidade de as prefeituras e de todos os produtores se envolverem no processo em favor da qualidade do rebanho. “É importante que os municípios e todos aqueles que nele moram entrem juntos nessa missão de elevar ainda mais a qualidade do rebanho, é lá que as coisas acontecem e é o município quem mais ganha com isso”, disse.

CERTIFICADO – Durante a reunião também foi entregue a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose para a agroindústria assistida pelo IDR-Paraná, Estância Baobá, no município de Jaguapitã, no Norte. A agroindústria adotou a criação agroecológica de vacas e ovelhas, para a produção principalmente de queijos, que já receberam diversos prêmios pela qualidade.

“Não adianta apenas produzir um leite, um queijo saboroso, a qualidade também está na sanidade e essa certificação comprova isso”, afirmou Lívia Trevisan, proprietária da agroindústria. (AEN)

Foto: Alanis Moura Barbosa/SEAB / Foto capa: divulgação

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Frente fria que avança pela região Sul pode provocar temporais

Chuvas significativas, com volumes em torno de 100 mm,...

Algodão: média é a maior em dois anos

O preço médio do algodão em pluma atingiu, em...

Arroz: indicador recua 14% em março

Em março, o Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca...

Café: preços caem após quatro meses de alta

Depois de subirem por praticamente quatro meses seguidos e...

Milho: 2ª safra tem piora no PR

A 2ª safra de milho teve piora de condições...

Colheita da soja avança para 95% no Paraná

A expectativa de produção para a soja está mantida...

Concurso Garota Country escolhe a Rainha da Expoingá 2025

Sociedade Rural de Maringá divulga as 15 candidatas ao...

Comercialização de ovinos triplica no Brasil

Levantamento da Arco indica que o aumento na transferência...