Aprovada pela lei 11.744/23, a entrega do título de utilidade pública municipal para o Instituto Dexis ocorreu nesta terça-feira (09/01), às 10h, em uma cerimônia na sede da Sicredi Dexis, que fica na avenida Paraná, 891, em Maringá, Noroeste do Paraná. O projeto de lei foi proposto pelo vereador, Sidnei Telles.
O título é uma forma de reconhecimento a entidades, fundações e associações sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Entre os pré-requisitos estão ter, pelo menos, um ano de fundação e estar com a prestação de contas do último exercício financeiro atualizada, sendo necessária a aprovação pela Câmara Municipal. O título permite, por exemplo, a inscrição em fundos municipais de incentivo social.
O Instituto Dexis tem foco na melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio da cultura, educação e fomento de iniciativas de impacto. Uma das ações é a campanha União Solidária, que arrecadou R$ 5,9 milhões para entidades sociais do Paraná e São Paulo, que atendem 450 mil pessoas. As entidades ficaram com o valor integral da venda de cupons e quem comprou, concorreu a prêmios.
Iniciativa – Outra iniciativa é o programa “Você Pode”, voltado para o voluntariado dos colaboradores da Sicredi Dexis. No ano passado, foram engajados mais de cem funcionários que somaram 2,8 mil horas voluntárias em ações sociais e educacionais.
Cultura e educação – No pilar de cultura e educação, o instituto realiza a exposição permanente “Semeadas”, que conta a história do cooperativismo e da Sicredi Dexis; o documentário “Conexões: a história do cooperativismo de crédito no Brasil”, disponível no Youtube, e o “Espaço do Conhecimento”, que disponibiliza mais de 1,5 mil livros para empréstimo à população.
Peça de teatro – Na educação financeira uma peça de teatro conta a saga de dois palhaços que sonham ter o próprio circo e, para isso, é necessário planejamento financeiro e cooperativismo. Só em 2023 foram 77 apresentações em 61 municípios para 18 mil crianças. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)