sexta-feira, abril 4, 2025

Irriga SIM: projeto inovador visa irrigar Noroeste do Paraná

A região noroeste do Paraná vai receber um projeto de gestão de recursos hídricos inédito no Brasil, considerando o potencial do Aquífero Guarani e dos mananciais para implementar a irrigação das lavouras.

Para isso, no final da tarde de quinta-feira (3/4), uma solenidade realizada na Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em Maringá, reuniu autoridades do governo estadual, lideranças locais, representantes de várias instituições e do Daugherty Water For Food Global Institute (WFF), do estado norte-americano do Nebraska. Na oportunidade, foi feita uma apresentação do projeto Irriga SIM e assinado um acordo de cooperação científica, tecnológica e de inovação entre o WFF e a Fundação Araucária.

Além do presidente do conselho de administração da Cocamar, Luiz Lourenço, que recepcionou os convidados, o evento contou com a participação do secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, do diretor de pesquisa e do professor pesquisador do WFF, respectivamente Christopher Neale e Ivo Zution Gonçalves, o diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso, o diretor-presidente do Instituto de Águas e Terras (IAT), Everton Souza, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, a representante da Fundação Araucária, Débora Santana, entre outros.

Replicar aqui

O Irriga SIM será gerido pelo Simepar, que possui um detalhado banco de dados sobre o clima, para monitoramento, sendo que o projeto conta com recursos aportados pela Fundação Araucária e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com a duração de 48 meses em sua primeira etapa. A ideia é replicar aqui o conhecimento e as tecnologias implementadas naquele estado, que tem dimensão semelhante ao do Paraná e conta, também, com um importante aquífero.

Ao abrir a programação, Luiz Lourenço fez uma exposição sobre a realidade do noroeste, de solos arenosos, onde grande parte é ocupada pela pecuária extensiva. “A Cocamar tem muito interesse em ajudar a desenvolver a região, fortalecer sua economia e contribuir para a geração de riquezas”, destacou. A cooperativa já é parceira do governo do estado no programa Irriga Paraná, lançado no ano passado e, segundo Lourenço, a irrigação se soma a uma outra iniciativa para fomentar o desenvolvimento regional: o programa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), da qual a Cocamar é pioneira no país. “Queremos atuar fortemente nessas duas frentes”, citou, ao lembrar que a cooperativa conta com 80 projetos de irrigação com sistema de pivô central aguardando pela liberação da outorga para o uso de água. “Temos um potencial estimado de pelo menos 10 mil hectares para avançar na irrigação”.

No ano passado, Lourenço participou de uma comitiva liderada pelo governador Ratinho Júnior em visita ao Nebraska, considerado uma referência mundial em gestão sustentável de águas e irrigação.

Resposta rápida

A respeito das outorgas para o uso de água, o diretor-presidente do Instituto de Águas e Terra (IAT) do Paraná, Everton Souza, afirmou que “o uso sustentável da água exige muito cuidado para que as decisões sejam tomadas corretamente e estamos preparados para dar uma resposta rápida”.

Um sonho se realiza

“Eu vim do campo e ouvia meu pai falar sempre que precisava de chuva para a lavoura. Temos que sair da armadilha das intempéries e avançar em um programa consistente de gestão de águas. O Irriga SIM é um sonho que se realiza, vamos atender ao anseio do produtor rural, e ter um projeto que vai ser uma referência em todo o país para a irrigação”, afirmou Paulo de Tarso, presidente do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Menos pressão hídrica

O diretor de pesquisa do WFF, Christopher Neale, destacou que a instituição – ligada à Universidade do Nebraska – foi criada há 15 anos com a missão de atuar na segurança hídrica e alimentar, contribuindo para a produção de alimentos com menos pressão hídrica. Atualmente, há 3,5 milhões de hectares irrigados naquele estado, “a partir do desenvolvimento de um sistema de governança de recursos de águas subterrâneas totalmente sustentável. A ideia é utilizar a experiência norte-americana no noroeste do Paraná.

Superar desafios

Em seu pronunciamento, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, citou que era o seu segundo dia à frente da pasta e já participando de um projeto “de grande relevância para o Paraná”. Segundo ele, o uso de tecnologia e conhecimento permite que o deserto de Israel, por exemplo, floresça “e seja sempre uma região produtiva”. Na sua visão, o noroeste paranaense, por meio do Irriga SIM, pode superar seus desafios.

Prefeitos devem se envolver

Fechando a agenda, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, exaltou a grandeza do projeto, ressaltou a preocupação da Cocamar em “apostar tanto em tecnologias e quebra de paradigmas para desenvolver a região” e disse que os prefeitos têm papel dos mais relevantes diante das mudanças climáticas, pois 75% da energia e dos gases de efeito estufa, por exemplo, são gerados nas cidades. “Os prefeitos precisam se envolver nos acordos do clima, ressaltando a necessidade de ser evitar, principalmente, o desperdício de água. (Cocamar)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

China retalia EUA com tarifas de 34% e restrição a minerais raros

A China anunciou nesta sexta-feira (4) que vai impor...

Produção de carnes suínas processadas cai 3,1% no PR

Dados apresentados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da...

Trigo: área destinada à cultura deve sofrer redução de 20% no PR

Abril se iniciou com a possibilidade de plantio do...

Produção de ovos cresce 5,7% no Paraná

Dados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG)...

Sul: frente fria derruba temperaturas a partir de hoje (3)

Frente fria, massa de ar frio e ventos frios...

Onça é flagrada devorando bezerro na região de Maringá (PR)

Nesta quinta-feira (03/04) o departamento de jornalismo do Canal...

Mercado de commodities tem baixas consideráveis em Chicago

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...