O sucesso do estabelecimento de uma lavoura depende de vários fatores, dentre eles a qualidade de sementes, que refletirá na uniformidade da emergência e na plantabilidade. Por isso é fundamental o uso de sementes de qualidade, as quais são produzidas seguindo normas e padrões exigidos pelos órgãos reguladores, como o Ministério da Agricultura (MAPA). Para garantia da qualidade das sementes, a Cocari conta com o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) desde 1979, credenciado junto ao Governo Federal, seguindo todos os requisitos legais.
O LAS tem um papel fundamental na qualidade e estabelecimento das lavouras dos cooperados, pois é ele que fornece informações fundamentais sobre a qualidade das sementes que são destinadas aos cooperados. Para isso, o LAS conta com estrutura e pessoal altamente qualificado, frequentemente recebendo treinamento para aperfeiçoamento, promovido pelo próprio laboratório e também com a participação de instituições externas. O laboratório conta ainda com sistema de gestão da qualidade atendendo a norma NBR ISO 17025/2017, que possibilita a garantia da validade dos resultados.
A engenheira agrônoma e responsável técnica do LAS, Regilaine Alves, aponta que os resultados obtidos através das análises são indicativos importantíssimos para ver o nível de qualidade e segurança no plantio. “Em média são realizados 23 testes por lote até a entrega ao produtor, o que nos garante entregar sementes com alta qualidade aos nossos cooperados e clientes”.
“Todas as fases do controle de qualidade contam com acompanhamento técnico, assegurando a eficácia dos resultados. Tudo isso para que os cooperados e clientes obtenham um melhor resultado em sua lavoura, reduzindo riscos em todas as fases da produção, com análises criteriosas considerando alto padrão de qualidade, acima do estabelecido em legislação”, argumenta.
O trabalho realizado pelo laboratório é fundamental, e cada etapa garante a qualidade do lote analisado, selecionando sementes fortes, com alto potencial. “Esse resultado percebe-se no campo com a uniformidade da lavoura, resultando com alto potencial produtivo”, afirma ela.
Qualidade comprovada
O LAS, que fica ao lado da Sede da cooperativa, em Mandaguari (PR), participa em Programas Intralaboratoriais, com rodadas de análises de sementes com vários laboratórios, com análise estatística, onde são evidenciados as médias e desvios padrões, indicando se o LAS está atendendo os requisitos de qualidade ou não.
“Na última rodada, o LAS Cocari esteve participando com 50 laboratórios, e obtivemos o Conceito Ótimo, indicando que nosso laboratório está com excelência na condução das análises realizadas”, destaca Regilaine.
Além do LAS, a cooperativa conta com dois Laboratórios de Análise de Sementes e Controle de Qualidade (LASCQ), que atendem os controles rotineiros de qualidade durante a colheita e processo de beneficiamento. A equipe desses dois laboratórios é treinada pelo LAS.
Mais de 40 anos de excelência
O Laboratório de Análise de Sementes é inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) do MAPA, sendo habilitado para analisar soja, milho, trigo e feijão, atendendo às demandas de análises definitivas e análises de controle de qualidade das Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs) do Paraná e de Goiás, bem como de todas as unidades de recebimento de sementes da Cocari.
“Nos dias de hoje, é fundamental que a cooperativa mantenha–se atualizada em relação ao surgimento de novas tecnologias, e ao processo de qualidade de suas sementes, pois não é mais um diferencial de mercado e sim uma exigência de permanência do mesmo. Por isso é primordial que a Cooperativa possua um laboratório de alta qualidade, equipe qualificada, credenciado no MAPA para dar total suporte para as produções próprias, possuir um espaço próprio para realizar as análises de sementes e ter uma garantia de suas atividades, podendo ter a toque de mão todas as informações pertinentes a qualidade”, explica.
Criado em 1979 para atender as demandas de análises das unidades de beneficiamento de sementes da Cocari, o LAS se atualizou e vem crescendo nas atividades, bem como na qualidade. “Como processo de inovação, o LAS vem informatizando seus processos o que agrega confiabilidade, segurança e agilidade nas operações”, conclui Regilaine.
Redação Cocari