quinta-feira, maio 15, 2025

Leilão de touros Nelore encerra prova de 90 dias com premiação dos campeões na Expoingá 2025

O evento reuniu criadores, técnicos, compradores e representantes da cadeia pecuária regional

A Sociedade Rural de Maringá, em parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, promoveu o Leilão de Touros Reprodutores da raça Nelore, encerrando oficialmente a 3ª edição da Prova de Ganho de Peso (PGP), um dos momentos mais aguardados da programação técnica da Expoingá 2025.

O evento reuniu criadores, técnicos, compradores e representantes da cadeia pecuária regional. Ao todo, 35 touros Nelore reprodutores foram ofertados em pista após 90 dias de avaliação intensiva de desempenho. O público acompanhou a premiação dos animais de maior destaque na prova, que envolveu critérios como ganho médio diário de peso (GMD), ultrassonografia de carcaça, marmoreio, e conformação racial.

“Essa prova é uma vitrine da genética nacional. Durante três meses, os animais ficaram em condições iguais de manejo e alimentação, mostrando quem realmente entrega desempenho no campo. E hoje encerramos com chave de ouro o leilão desses reprodutores”, destacou o organizador do leilão Devair Bortolato, conhecido como Peninha.

Prova de 90 dias e nutrição de precisão

A prova teve início no dia 20 de fevereiro, com os animais passando por 15 dias de adaptação, já que vieram de sistema de pasto. Após esse período, os 33 touros passaram a ser alimentados com dieta controlada, com base em ração formulada exclusivamente pela Cocamar, além de silagem de milho.

“Os animais nunca haviam comido ração antes. Foram se adaptando e, ao longo dos 90 dias, ajustamos a dieta conforme o peso corporal, saindo de 1,2% até 1,8% do peso vivo em ração, sempre com silagem à vontade. Tivemos animais ganhando até 2,7 kg por dia. Essa é a união perfeita entre genética e nutrição”, ”, explicou o zootecnista Luiz Henrique Morelli Pangoni, responsável técnico pela alimentação.

A Cocamar foi responsável por fornecer a ração Confinatec, um produto próprio da cooperativa, desenvolvido especialmente para confinamento e provas de desempenho como esta.

“Para nós é uma oportunidade de validar a performance da nossa ração. O resultado está aí: animais com alto ganho de peso e ótima conversão alimentar. É gratificante estarmos na nossa casa, em Maringá, ao lado de nossos cooperados e parceiros, contribuindo para a valorização da pecuária de corte.” afirmou Lucas Colabona Siqueira, gerente comercial de insumos da Cocamar.

Premiação dos campeões da Prova de Ganho de Peso

Durante o evento, os animais com melhor desempenho na prova foram reconhecidos com troféus e flâmulas.. Confira os destaques:

1º lugar – PGP Nelore Ouro:
Animal: Laban
Proprietário: Afrânio Brandão

2º lugar – PGP Nelore Prata:
Animal: UT da Campestre
Proprietário: Paulo Vissone
Representante: João Gomes

3º lugar – PGP Nelore Bronze / Melhor Fêmea:
Animal: Ana Mu
Proprietário: Afrânio Brandão
Representante: Alexandre Andretta

4º lugar:
Animal: FNPM 7978
Proprietária: Ana Maria Garcia Andretta
5º lugar – Melhor Carcaça:
Animal: NWP 2906
Proprietário: Ricardo Pulzatto (Santa Fé)
Premiação: Frâmula e troféu especial

5º lugar (empate):
Animal: Farizeu
Proprietário: José Antonio Aguilo
Representantes: Jair e Padu

6º lugar:
Animal: Apolo
Proprietário: Luiz Carlos Guilhermete (Marialva)
Representante: Luizinho (filho)

Apoio ao Agro e à Sustentabilidade

O programa Combustível do Futuro, uma iniciativa do Governo Federal, tem como objetivo promover a transição energética no Brasil, incentivando o uso de combustíveis mais limpos e sustentáveis.

Com políticas públicas e investimentos em tecnologia, a proposta busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para um futuro mais verde.
Saiba mais: Combustível do Futuro

A CAIXA, alinhada com os objetivos de sustentabilidade do Governo Federal, tem uma política robusta de apoio ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentável. Em 2025, a CAIXA continua a patrocinar eventos como a Expoingá, que promovem a agricultura familiar e a produção sustentável.

Esses eventos são fundamentais para capacitar produtores rurais e disseminar práticas agrícolas inovadoras e ecológicas. Ao apoiar o agronegócio, a CAIXA reforça seu compromisso com a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico das comunidades rurais. Para mais informações, acesse: CAIXA Sustentabilidade. (SRM)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Bovinos: vendas externas crescem mais que produção

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada...

Umidade relativa do ar fica abaixo de 40% no Paraná, alerta Simepar

Alerta para as mudanças do clima nos próximos dias....

Abacaxi passa a contar com zoneamento climático no Brasil

O cultivo de abacaxi em território brasileiro acaba de...

Fórum Brasileiro de ILPF será nesta quinta-feira (14) na Expoingá

Com a previsão de reunir centenas de produtores, técnicos...

Pecuária terá melhora de preços nos próximos meses, avalia especialista

Na atual conjuntura de guerra comercial entre os Estados...

A “Arte do Agronegócio” pelo olhar do cineasta Nando Dias Gomes

O agronegócio brasileiro, frequentemente associado a plantações e criações...