sábado, abril 19, 2025

Mandioca: preço tem o maior recuo em 11 meses

A produção de mandioca no Brasil tem se intensificado nos últimos dias, com muitos produtores acelerando a colheita e a comercialização da raiz. Essa estratégia visa se capitalizar ou liberar áreas, especialmente em um cenário de expectativas baixistas para o mercado. Além disso, a mandioca colhida apresenta um aumento no teor de amido, o que poderia impulsionar a demanda, mas a realidade do mercado é diferente.

Do lado da demanda, muitas fecularias e farinheiras seguem operando com capacidade reduzida ou em manutenção, o que tem gerado um desequilíbrio entre a oferta e a procura industrial. Com a oferta bem acima da demanda, os preços da mandioca caíram nas últimas semanas, registrando a maior desvalorização semanal desde março de 2024. Entre 13 e 17 de janeiro, a média da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 645,11, uma queda de 6,4% em relação ao período anterior e o menor valor desde outubro de 2024.

Apesar da queda nominal, em termos reais, ajustados pela inflação (IGP-DI), o preço médio ainda é 10,3% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Esse comportamento no mercado de mandioca reflete o excesso de oferta, a manutenção das operações industriais e a retração na demanda, criando um cenário de preços mais baixos para o produto. (com Cepea)

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...