terça-feira, abril 15, 2025

Mapa apreende 10 mil litros de vinho falsificado no Paraná

Durante a inspeção, foram encontrados corantes, conservantes, aromatizantes e açúcar, substâncias proibidas na produção de vinho, o que indicou a adulteração do produto

Em uma operação conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil do Paraná resultou na apreensão de aproximadamente 800 caixas com mais de 10 mil litros de vinho falsificado em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O fato foi divulgado nesta terça-feira (01), porém ocorreu na última sexta-feira (27/09).

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, destacou a relevância da atuação integrada entre os órgãos. “Essa operação é um exemplo claro de como a atuação coordenada entre o Ministério da Agricultura, as forças policiais e demais autoridades é fundamental para proteger a sociedade brasileira. O combate às fraudes é essencial para garantir que os alimentos e bebidas que chegam à mesa do consumidor sejam seguros e de qualidade. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa cooperação em prol da saúde pública e da integridade do mercado nacional,” afirmou.

Durante a inspeção, foram encontrados corantes, conservantes, aromatizantes e açúcar, substâncias proibidas na produção de vinho, o que indicou a adulteração do produto. O Mapa, que regula a padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas, coletou amostras das bebidas e do álcool para análise.

Segundo o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná, Fernando Mendes, o local onde as bebidas eram fabricadas apresentava condições extremamente insalubres, com acúmulo de sujeira e presença de odor de fezes próximo à área de envase. O local possuía um barracão equipado para a produção, envasamento e armazenamento de bebidas. Mas o proprietário não possuía nota fiscal ou autorização para a fabricação.

Fernando Mendes explicou que a detecção de fraudes em bebidas pode ser feita por meio da identificação de substâncias proibidas e pela verificação das condições de higiene do local de produção. Mendes reforçou também a importância de a população adquirir produtos apenas com identificação do responsável e com o devido registro no Mapa.

O Ministério da Agricultura e Pecuária monitora e fiscaliza rigorosamente a produção e comercialização de bebidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos consumidos pela população. (Mapa)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Mapa publica novo Zarc para a semeadura do feijão

O estudo abrange o cultivo de sequeiro e irrigado...

Hoje é o “Dia Nacional da Conservação de Solo”

O dia 15 de abril foi estabelecido pelo MAPA...

Batata: clima contribui para alta no preço da batata

Levantamentos da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços da...

Açúcar: oferta restrita sustenta cotações

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada...

Trigo: plantio inicia com projeção de menor área

Apesar da valorização do trigo no mercado atacadista, os...

Exportações de carne suína do Paraná aumentaram 89,5%

As exportações paranaenses de carnes suína registraram crescimento de...

Expoingá 2025: Cocamar participa da 3ª Prova de Ganho de Peso

Depois de participar da 63ª ExpoLondrina, encerrada no domingo...