A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), inaugurou nesta semana a 41ª horta comunitária de Maringá, localizada no distrito de Floriano, na Rua Antônio Figueiredo Sobrinho. O espaço vai beneficiar diversas famílias da região com geração de renda e alimentação saudável.
A nova horta comunitária, que é a segunda do distrito de Floriano, possui área de 424 metros quadrados, com 11 canteiros e toda estrutura necessária para o plantio. Assim como nas demais hortas, haverá doação mensal de compostos orgânicos, 20 espécies de mudas de hortaliças e mais de dez tipos de sementes, além do acompanhamento de técnicos.
De acordo com o vice-prefeito Edson Scabora, além do fator alimentar, as hortas comunitárias possuem um potencial agregador. “O trabalho das hortas comunitárias é muito significativo, garantindo alimentação saudável e sem uso de agrotóxicos para as famílias. Além disso, transformamos um terreno público em local útil e ativo, que passa a ser compartilhado diariamente pela população, promovendo a integração social”, afirma.
Para a secretária de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Lira Machado, “a nova horta comunitária vai facilitar o acesso da comunidade do distrito a alimentos saudáveis e de qualidade, promovendo segurança alimentar e melhora na qualidade de vida das pessoas – tanto para as famílias que compram os produtos quanto para as famílias que obtêm renda com o trabalho nas hortas”, destaca.
Maringá possui mais de 11 hectares de produção agroecológica na área urbana, com impacto alimentar em mais de 7,5 mil maringaenses. (Felipe Augusto / PMM)
Foto: Prefeitura de Maringá