quinta-feira, setembro 19, 2024

Ministério da Pesca prorroga para 2025 o prazo para atualização da licença para aquicultores; Cocari solicitou mudanças em ofício entregue ao ministro

Data.:

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) prorrogou o prazo para atualização cadastral da Licença de Aquicultor e Aquicultura, facilitando o requerimento necessário para exercer a atividade. 

Pela Portaria nº 209/2024, os aquicultores que possuem somente o Certificado de Registro de Aquicultor(a) emitido anteriormente ao vigor da Portaria nº 174/2023, deverão realizar o novo procedimento para a concessão da licença, sendo um processo obrigatório. 

Solicitação da Cocari

Durante a visita do ministro do MPA, André de Paula, à Unidade de Pescado da Cocari em Alvorada do Sul (PR), no dia 15 de julho, o presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, entregou um ofício solicitando a suspensão imediata das Portarias MPA 174/2023 e 209/2024, que tratam sobre critérios para licenças aos aquicultores, com obrigatoriedade de cadastro no RGP. 

No ofício, a Cocari relatou que as exigências burocráticas oneram o custo e aumentam a insegurança jurídica da atividade, para os produtores do Projeto de Integração à Piscicultura, e reiterou o pedido de apoio para que a cooperativa continue fomentando a atividade em sua região de atuação e contribuindo para o crescimento da produção de tilápias no Paraná.

A decisão do MPA levou em conta demandas apresentadas na ocasião, pela Cocari e pelos representantes do setor que participaram da reunião promovida na última quarta-feira (24), resultando no anúncio de facilitação do processo. “A inclusão do setor produtivo nas tomadas de decisão, resolução de demandas e ponderações é essencial para a construção do futuro da aquicultura brasileira, para que a equipe técnica do Ministério possa entender as necessidades de quem vive a atividade. A ideia é que possamos estar atentos ao que podemos fazer para avançar”, declarou o ministro.

Com isso, o prazo para a atualização, que seria até o dia 30 de julho, com a nova Portaria nº 304/2024 foi prorrogado para um ano, se estendendo até julho de 2025.

Clique aqui para acessar todas as informações sobre como obter a Licença de Aquicultor(a).

Veja abaixo as principais mudanças realizadas pelo MPA no processo de Licença de Aquicultor(a), no intuito de facilitar o requerimento dos produtores. (Cocari)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Projeto estabelece critérios sobre inseminação artificial em animais

A proposta tramita na Câmara dos Deputados O Projeto de...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...