sexta-feira, abril 4, 2025

Modernização do agronegócio

A Agricultura e a pecuária brasileiras estão cada vez mais profissionalizadas, implementando a modernização de suas atividades campesinas com a digitalização e inserção tecnológica em todos os setores do agronegócio.

Esta posição profissional e moderna do AGRONEGÓCIO tem trazido resultados excepcionais em vários níveis, eis que está à mão do produtor rural algumas inovações tecnológicas e ferramentas que trouxeram as soluções que o campo há muito precisava.

Com efeito, a digitalização da atividade agropastoril permitiu a otimização do tempo e das receitas do produtor, visto que: a) sobreveio a descentralização dos serviços financeiros que torna ágil as relações com fornecedores, clientes e parceiros comerciais; b) a melhor gestão dos custos de produção, que tendem a ser mais reduzidos ; c) o mapeamento de cenários críticos que permite a tomada de decisões mais assertivas e seguras; d) o levantamento de dados importantes para a produção; e) as transações com moedas digitais que permitem ao produtor expandir fronteiras comerciais.

É sabido que o AGRONEGÓCIO é composto por uma grande parcela de grupos e empresas familiares que estão enfrentando justamente esse desafio de incorporar em suas atividades as práticas mais modernas de gestão.

Nesse momento, é importante que o produtor se cerque de profissionais especializados em suas respectivas searas, para que possa usufruir das facilidades e dos benefícios decorrentes da profissionalização do manejo de suas lavouras e de seus rebanhos.   

Uma gestão profissional e bem estruturada é a base para negócios sólidos, bem estruturados e bem-sucedidos, visto que trará mais firmeza aos gestores na tomada de decisões, que estarão cercados pela segurança jurídica decorrente da modernização do seu negócio (do seu AGRONEGÓCIO). 

Ademais, diante de uma eventual quebra de safra ou frustração de receitas, o produtor que, com seu grupo familiar, modernizou a sua governança conseguirá com mais tranquilidade traçar as estratégias práticas, técnicas e legais imprescindíveis para superar dívidas esmagadoras e recuperar sua estabilidade financeira.

Assim, é importante destacar que mesmo diante de todos estes avanços no setor, cada vez mais profissionalizado e moderno, o mundo sempre muda, as situações se renovam e é certo que novos desafios sempre vão surgir para a classe. Espera-se que o produtor esteja atento para contratar os profissionais que verdadeiramente estejam preparados e possuam o conhecimento técnico necessário para apresentar soluções eficazes e idôneas.

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Produção de ovos cresce 5,7% no Paraná

Dados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG)...

Sul: frente fria derruba temperaturas a partir de hoje (3)

Frente fria, massa de ar frio e ventos frios...

Onça é flagrada devorando bezerro na região de Maringá (PR)

Nesta quinta-feira (03/04) o departamento de jornalismo do Canal...

Mercado de commodities tem baixas consideráveis em Chicago

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Cocamar recebe autoridades para adesão ao “Programa Irriga SIM”

A Cocamar recebe nesta quinta-feira (3/4) às 16h30 em...

Embrapa destaca potencialidades do amendoim forrageiro

O BRS Oquira é uma cultivar de amendoim forrageiro...

Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista

Segundo professor, Adalmir Marquetti, acordo Mercosul–UE precisa ser aprovado A sobretaxação...