O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) informou por meio do site da organização que realizou 30 ações diversas, em 14 estados do país, mobilizando mais de 20 mil famílias. Desse total, foram realizadas 24 invasões de terra em 11 estados. A Jornada vai até sexta (19), com um conjunto de iniciativas em todas as regiões do país para cobrar a Reforma Agrária, “em memória aos 28 anos das mortes dos mártires de Eldorado do Carajás e celebra os 40 anos de lutas do MST”, destaca a publicação.
Ocorreram invasões de terra e montagem de novos acampamentos em Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Goiás, no Rio Grande do Norte, Paraná, Pará, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro e na Bahia. Além disso, aconteceram outras atividades, como a construção do Acampamento em Defesa da Reforma Agrária, em Maceió (AL), a realização de uma Assembleia Popular no Maranhão, ocupação no Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) em Pernambuco, manifestação em Sergipe e uma Audiência Pública no Incra de Santa Catarina, a continuidade da Marcha Estadual em Defesa da Reforma Agrária na Bahia, e o Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra, na Curva do “S”, em Eldorado do Carajás (PA).
As invasões de terra enfatizam a importância da Reforma Agrária como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis no Brasil, tendo como foco a erradicação da fome no campo e na cidade, garantindo o desenvolvimento do país, no contexto agrário, social, econômico e político. Vale destacar, que estamos em uma conjuntura em que o orçamento voltado para a obtenção de terra e direitos básicos no campo, como infraestrutura, crédito para produção, moradia, entre outros, é por dois anos consecutivos, o menor dos últimos 20 anos. (com informações site MST)
Fotos: MST