sexta-feira, setembro 13, 2024

Paraná está próximo de bater recorde histórico de incêndios no meio rural

Data.:

Mais de 9,3 mil ocorrências já foram registradas até 22 de agosto, colocando em risco a agropecuária estadual

O Paraná está perto de bater o recorde de incêndios florestais em apenas um ano. Até o dia 22 de agosto deste ano, o Estado já havia registrado 9.339 ocorrências, segundo dados do Corpo de Bombeiros. No ranking histórico de incêndios florestais, 2019 está no topo com 10.835 ocorrências, seguido por 2021 com 10.648 incidentes.

O principal motivo para o alto índice de incêndios florestais pelo Estado é a influência do La Niña, com temperaturas acima das médias históricas e períodos de estiagens prolongadas, condições favoráveis para as ocorrências. Esse cenário reforça a importância de se adotar ações preventivas, evitando que queimadas se alastrem, causando prejuízos e oferecendo riscos.

“Segundo nossos sindicatos rurais, temos registro de incêndios em diversas regiões do Paraná. Isso coloca em risco a produção agropecuária, nossas lavouras, aviários e granjas, assim como a vida das pessoas”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Precisamos, urgentemente, do apoio do governo estadual e, principalmente, das prefeituras municipais, para a conscientizar as pessoas e também combater essas ocorrências”, complementa.

- Advertisement -

Na região Noroeste, a situação te colocado em risco as propriedades rurais e até mesmo o meio urbano, com incêndios próximos da cidade. “Aqui está bem crítica a questão da seca. Em relação aos incêndios, tem sido algo bem grave, porque chegou ao entorno da cidade, atingindo loteamentos novos, que têm mata como divisas. Muita fumaça e cheiro de queimado na cidade”, diz Diener Gonçalves, presidente do Sindicato Rural de Cianorte.

O dirigente destaca que até aeronaves têm sido utilizadas no combate aos incêndios, pulverizando água sobre os focos. Além de alertar produtores rurais sobre os riscos das queimadas e sobre a adoção de práticas preventivas, o sindicato rural utilizou suas redes sociais para emitir alertas e para pedir auxílio. “A gente tem pedido aos produtores que têm tanques para ajudar os bombeiros, fornecendo água para os caminhões”, apontou.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a metade dos incêndios causados pelo ser humano tem origem intencional – e pode, portanto, ser classificada como ação de incendiários. Os outros 50% dos casos dizem respeito a episódios em que o fogo se alastrou de forma acidental. (FAEP/SENAR-PR)

Foto: Faep/Senar-PR

VEJA TAMBÉM

Preços da laranja e do suco estão mais caros

https://www.youtube.com/watch?v=g2DeWXNIqlA

Bezerro nasce com cinco patas no Paraná

Assista a reportagem produzida pela jornalista Nádia Lopes https://youtu.be/7fR3DU-2iVA Foto: divulgação

Trigo valoriza com avanço da colheita no PR

Em um mês a saca de trigo passou de...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preços da laranja e do suco estão mais caros

https://www.youtube.com/watch?v=g2DeWXNIqlA

Quiabo precoce oferece vantagem competitiva ao produtor rural

Os avanços na genética de sementes estão entre os...

Exportação de mel pelos portos do Paraná cresce 376%

Os portos paranaenses exportaram 3.847 toneladas de mel entre...

Citros: maior demanda e nova estimativa de safra mantêm preços em alta

Os preços da laranja pera seguem em alta. Na...

Frango: carne amplia competitividade frente as concorrentes

Levantamentos do Cepea mostram que a carne de frango...

Aprenda a fazer a saborosa pizza de calabresa

https://youtu.be/Eo31mGAWOHM