Os números mostram um aumento quatro vezes maior que a média nacional, que cresceu apenas 4%
Os portos paranaenses exportaram cerca de 9,41 milhões de toneladas de soja de janeiro a julho deste ano, um crescimento de 16% em relação ao ano passado (8,08 milhões de toneladas), segundo dados do Comex/Stat, sistema oficial do governo brasileiro sobre o comércio exterior.
Os números mostram um aumento quatro vezes maior que a média nacional, que cresceu apenas 4%, passando de 72,45 milhões de toneladas, em 2023, para 75,39 milhões de toneladas em 2024. O principal destino é a China, que recebe 94% do que é exportado pelos portos do Paraná.
“Seguimos com boas perspectivas de resultados para os próximos meses, inclusive para o ano que vem. Existe uma boa expectativa de produção de soja para o ciclo 2024/2025, que começa a ser cultivado em meados de setembro”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Outro número importante é o de representatividade de variação, que compara a produtividade dos portos brasileiros em relação ao ano anterior. O Porto de Paranaguá foi o que apresentou maior diferença, em toneladas, de movimentação nos sete primeiros meses de 2024 em comparação a 2023. A nível nacional, houve 45% do aumento das commodities em comparação ao ano anterior. De acordo com dados do Comex/Stat, o Paraná passou de pouco mais de 8 milhões de toneladas em 2023 para 9,4 milhões de toneladas em 2024. (AEN)
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná