O rebanho bovino da cooperada da Cocari, Ana Paula Vozeniak Scheifer, de Ipiranga (PR), foi premiado pela alta qualidade e volume de leite produzido. Ela é acompanhada pelo Departamento Veterinário (Devet) da Cocari, cujo pacote de atendimento à propriedade inclui o trabalho dos profissionais Diogo Cesar Scheifer, médico veterinário, e Maurício Kachinski, zootecnista, além de produtos veterinários e rações.
Ana Paula disse que foi surpreendida pela premiação. “Não havia expectativa para o recebimento do prêmio. Foi uma grande surpresa. Numa fase tão difícil para a pecuária de leite, receber um prêmio desse porte é um grande estímulo tanto para nós, proprietários, quanto para os colaboradores. É uma felicidade muito grande saber que, apesar de muita desvalorização, ainda tem algumas cooperativas que estão de mãos dadas com o produtor”, enfatiza.
Ela elogiou o trabalho realizado pelo Devet da Cocari. “A equipe do Devet sempre prestou, com muito êxito e excelência, seus trabalhos por aqui, sempre nos auxiliando em tudo”. Ela também destacou a qualidade das rações Eurotop, da Cocari. “A Eurotop é uma ração muito boa e a relação custo-benefício foi o que nos levou a implantá-la na propriedade. Uma ótima qualidade com um custo que cabe melhor no bolso do produtor”.
Acompanhamento do Devet
O veterinário Diogo Cesar Scheifer conta que, até chegar a premiação, organizada pela cooperativa parceira Frísia, a leiteria da família da cooperada investiu em tecnologia, em rações para melhorar tanto a qualidade quanto o volume de leite, no controle da parte sanitária e no acompanhamento da reprodução. A produtora também aderiu ao sistema de gestão, onde lança todos os animais que estão aptos à reprodução. O sistema comporta tanto a parte sanitária, de produção e a parte reprodutiva, que é o foco principal. “Eu faço toda a parte de manejo reprodutivo, os protocolos, os ultrassons, inseminação”, destaca o veterinário. “O prêmio é resultado do trabalho da cooperada, que recebeu todo o suporte do Devet da Cocari”, aponta.
O zootecnista Maurício Kachinski faz o acompanhamento zootécnico e nutricional do rebanho geral da cooperada, além do posicionamento das rações Cocari. No mês de julho de 2023, Maurício entrou com uma proposta para acompanhar a produção volumosa da propriedade. “Fizemos o acompanhamento do material, na silagem de inverno utilizada nas dietas, com corte de triticales, utilizando inoculantes comercializados pela Cocari para melhorar a qualidade bromatológica dos volumosos, auxiliar nas dietas, bem como no posicionamento das rações Cocari, para as novilhas e para o gado em ordenha”, elenca.
A ração foi ajustada de acordo com as necessidades – atualmente a produtora usa a Eurotop 22%. O ajuste da dieta inclui até mesmo o ajuste das máquinas para melhorar o corte de silagem, deixando-a mais eficiente. “Acertando alguns detalhes importantes, chegamos nessa premiação. A produção da propriedade, que ficava entre 20 e 22 litros de leite diários por vaca, já saltou para 25 litros e com qualidade excelente. Conseguimos baixar os níveis de células somáticas, melhorar a gordura do leite, entre outros indicativos. A cooperativa Frísia paga por essa qualidade, premia por esses parâmetros e nós damos todo o suporte para o produtor chegar nessa qualidade”, comemora o zootecnista. (com Cocari)
Foto: Cocari