O projeto Pinhão Curitibano, que convoca moradores de Curitiba a juntarem sementes de araucárias (sim, pinhões!), volta à ativa em 2023. Lançada no ano passado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a iniciativa resultou na produção de 9 mil mudas de araucárias no Horto Municipal da Barreirinha. Destas, 4 mil foram distribuídas à população.
“Estamos convocando a população novamente para levar as sementes de araucárias às Ruas da Cidadania e também aos eventos da programação do Mês do Meio Ambiente”, diz o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.
Na terça-feira (13/6), as sementes serão recolhidas durante a Feira da Sustentabilidade no Calçadão da Rua XV. Com a participação da população, é possível coletar pinhões de diferentes árvores e de várias regiões da cidade, o que contribui para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, completa o diretor.
PRODUÇÃO DE MUDAS
Os pinhões recolhidos são levados para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivados e transformados em mudas de araucárias, que serão plantadas pela cidade. Além das 4 mil mudas que já foram entregues à população, outras 5 mil mudas serão distribuídas, gratuitamente, durante os eventos do Mês do Meio Ambiente, ao longo de junho.
Foto: (Pedro Ribas/SMCS)