sexta-feira, abril 4, 2025

Pioneiro Manoel Cremm recebe título de Cidadania Benemérita de Maringá (PR)

A Câmara de Maringá homenageou o pioneiro Manoel Cremm com o título de Cidadão Benemérito. A solenidade de entrega foi marcada pela presença de muitos familiares e amigos. O vereador Onivaldo Barris foi quem propôs a homenagem, realizada na noite desta quinta-feira, 20 de junho.

O neto do homenageado, Jair Pavesi Filho, falou em nome do avô. Ele destacou o sacrifício e os desafios da família que chegou a Maringá na década de 1940. “Investir na agricultura naquela época não era para os que tinham recursos, mas para os que tinham força nos braços e vontade de trabalhar. Por isso temos muito orgulho de tudo o que meu avô realizou, com muita determinação e esforço.”

Ele destacou a gratidão pelo exemplo. “Se hoje nossa família continua tendo amor pelo campo e vivendo da agricultura é porque meu avô construiu as bases sólidas que nos sustentam; se trabalhamos com excelência é porque tivemos a bênção de ver com nossos próprios olhos um verdadeiro guerreiro lutar por um futuro melhor para sua família. Agradecemos à Câmara de Vereadores por esta homenagem. Sem dúvida, este título reconhece e valoriza os pioneiros que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Maringá.”

A secretária Municipal de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, representou o prefeito Ulisses Maia na solenidade. Ela ressaltou a importância dos pioneiros no desenvolvimento da cidade. “Esta homenagem é um reconhecimento a um pioneiro, que junto com sua família, chegou a Maringá quando a cidade estava começando. Imagino os desafios enfrentados por eles. O homenageado, hoje com 97 anos, chegou aqui aos 23 e com o seu trabalho e de sua família contribuiu para que Maringá seja hoje um excelente lugar para se viver. Quero parabenizar e agradecer à família Cremm por tudo que fizeram e fazem por nossa cidade.”

O vereador Onivaldo Barris lembrou um pouco da história da família. “Na década de 1940, a família Creem vivia em Santana do Parnaíba (SP), mas resolveram conhecer as terras roxas do norte do Paraná, especificamente Maringá, naquela época distrito de Mandaguari. Eles gostaram do local e compraram terras na Gleba Ribeirão Maringá, local onde Manoel Cremm vive até hoje.”

Barris destacou a importância de homenagear os pioneiros. “É uma honra e uma alegria homenagear um pioneiro que tanto fez pelo desenvolvimento de Maringá. Ele e os irmãos foram aguerridos e empreendedores, vieram fazer uma nova vida e cultivar o progresso em nossa querida Maringá. Hoje a família continua este trabalho orgulhando e honrando seus antepassados.” (CMM)

Fotos: CMM

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Produção de carnes suínas processadas cai 3,1% no PR

Dados apresentados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da...

Trigo: área destinada à cultura deve sofrer redução de 20% no PR

Abril se iniciou com a possibilidade de plantio do...

Produção de ovos cresce 5,7% no Paraná

Dados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG)...

Sul: frente fria derruba temperaturas a partir de hoje (3)

Frente fria, massa de ar frio e ventos frios...

Onça é flagrada devorando bezerro na região de Maringá (PR)

Nesta quinta-feira (03/04) o departamento de jornalismo do Canal...

Mercado de commodities tem baixas consideráveis em Chicago

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Cocamar recebe autoridades para adesão ao “Programa Irriga SIM”

A Cocamar recebe nesta quinta-feira (3/4) às 16h30 em...