Nesta quinta-feira (16), por volta das 14 horas, policiais militarem apreenderam um veículo com grande quantidade de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. Durante patrulhamento tático pela cidade de Paiçandu, visualizaram um veículo trafegando em alta velocidade pela marginal, sentido Maringá. Logo na sequência, o veículo invadiu um terreno baldio e o condutor evadiu-se do local, tomando rumo ignorado.
Durante a busca veicular, a equipe localizou mais de 400 pacotes oriundos do país vizinho, carga avaliada em mais de meio milhão de reais. Diante dos fatos, o veículo e a carga foram encaminhados para as providências cabíveis.
Nesta semana a Justiça Federal condenou dez pessoas que atuavam na importação, comércio e transporte de agrotóxicos clandestinos trazidos do Paraguai para o Brasil. Somadas, as penas chegam a 190 anos. As condenações envolvem os crimes de organização criminosa, transporte e comercialização irregular de agrotóxicos e de depósito e transporte de substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana.
Além das penas de restrição de liberdade aplicadas, a Justiça Federal também determinou o pagamento de mais de 10 milhões de reais a título de indenização por danos morais coletivos. As condenações são decorrentes da Operação Terra Envenenada, deflagrada em outubro de 2022. As sentenças foram proferidas em três ações decorrentes das investigações pelo juízo federal da 1ª Vara Federal de Guaíra. Pelo menos outras cinco ações contra outros integrantes do grupo ainda aguardam julgamento.
Foto: PM-PR