Em queda. O preço médio da mandioca recuou 48% da última semana de dezembro de 2022 até agora, conforme indicam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP). A baixa é atribuída à maior oferta neste ano, devido às altas na área plantada e na produtividade, e à demanda enfraquecida.
Com a possibilidade de que baixas mais significativas nos preços comprometam a rentabilidade, produtores seguem com a intenção de comercializar as lavouras mais novas (abaixo de 12 meses). Segundo informações do Cepea, a tonelada de mandioca posta fecularia foi comercializada ao valor médio de R$ 613,18 (R$ 1,0664 por grama de amido) na última semana, queda de 1,5%.
OVOS – Os valores dos ovos permaneceram estáveis nos últimos dias na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea. Isso porque, apesar da demanda ainda baixa pela proteína, a oferta também diminuiu, o que sustentou as cotações. Segundo produtores consultados, depois do leve aumento das vendas nos dias que antecederam o feriado de 7 de setembro, os estoques se ajustaram à procura, limitando possíveis quedas de preços devido à baixa liquidez do produto.